SALA DE AULA VIRTUAL: QUAIS AS VANTAGENS SOBRE A SALA FÍSICA


17 de janeiro de 2019

Por MICHAEL GARWOOD*

Adolescentes estão aprendendo a se adaptar ao mundo do trabalho estudando em uma classe virtual avançada, que pode replicar – até melhorar – a experiência de estar em uma sala física. Segundo a EtonX, subsidiária do Eton College que fornece cursos de habilidades interpessoais para adolescentes, melhorias nos sistemas de video streaming e outras tecnologias vêm preparando a última geração de salas de aulas virtuais a dar grandes saltos.

A empresa lançou sua sala de aula virtual customizada no ano passado, junto com os primeiros oito cursos de “Habilidades para o Futuro”, para cobrir lacunas no ensino de habilidades sociais vitais em todo o mundo. Esses cursos desenvolvem aptidões como assertividade, escuta ativa e falar em público.

Com os avanços em streaming de vídeo, participantes dos cursos da EtonX aprendem a interagir mais naturalmente durante discussões de grupo, seja com seu instrutor ou entre os próprios alunos. Além disso, se beneficiam de inovações como as breakout rooms, quando os estudantes são divididos em grupos menores.

A sala de aula virtual da EtonX foi integrada a um sistema de gerenciamento de aprendizado customizado. Ele usa todas as novas funcionalidades dos protocolos WebRTC, que permite acessar a sala virtual via navegador sem fazer download de um software.

Sem os recentes ganhos tecnológicos, isso tudo seria impossível de ensinar efetivamente na internet, diz Catherine Whitaker, CEO da EtonX: “As novas salas de aula virtuais estão humanizando a tecnologia. E esse progresso não seria possível com as versões antigas de aprendizado online: você não consegue aprender a fazer um discurso, ser assertivo ou como lidar com uma conversa complicada apenas ouvindo uma aula. Mas consegue com as atuais salas virtuais, que são mais humanas e flexíveis”.

Catherine identifica cinco vantagens da sala de aula virtual em comparação com os espaços físicos no aprendizado de habilidades interpessoais:

*Numa classe virtual, todos os estudantes são igualmente visíveis para o instrutor e entre si, o que estimula a contribuir no aprendizado de pessoa para pessoa – além de não haver fileira de trás para as pessoas se esconderem.

*As salas virtuais menores são mais privadas e por isso mais eficientes para aprendizado do que as do mundo real – evitam distrações, não permitindo que os membros de um grupo escutem os outros grupos.

*Estudantes tímidos ficam mais dispostos a encenar numa sala virtual, pois a tela serve como mecanismo de distanciamento, fazendo os exercícios parecerem menos arriscados do que seriam pessoalmente.

*Salas virtuais expõem os alunos a maior diversidade, permitindo que estudem com mais pessoas de culturas diferentes do mundo inteiro.

*Essas salas proporcionam aos mais jovens um gostinho das formas de interação que prevalece no mundo do trabalho mas não é normalmente encontrado em escolas, principalmente conferências a distância.

Habilidades interpessoais têm sido tradicionalmente consideradas matérias intangíveis, ou difíceis de serem ensinadas formalmente em escolas secundárias focadas no método de exames. Sucessivos estudos globais, porém, mostram que os empregadores cada vez mais demandam esse tipo de aptidão. As empresas estão se reorganizando e reciclando seus funcionários para lidar com as transformações tecnológicas conhecidas como “4a revolução industrial” – que podem fazer desaparecer nada menos do que 80 milhões de empregos em todo o mundo até 2022.

O programa Future Skills da EtonX, desenvolvido em conjunto com especialistas em tecnologias digitais e professores do Eton College, reflete aspectos que o grupo considera chaves: confiança, capacidade de se relacionar e de empreender.

O primeiro conjunto de cursos de programa inclui estas disciplinas: Causando Impacto, Comunicação em Público, Redação, Capacidade de Conduzir Entrevistas, Como Escrever um Currículo, Pensamento Crítico e Empreendedorismo.

 

*Artigo publicado originalmente o site AV Technology. Para ver o original na íntegra, clique aqui.

 

Veja também:

Mercado de educação usa cada vez mais tecnologia

Universidades sob ataque: como garantir a segurança

Como garantir mais motivação na sala de aula

Professores mostram como educação traz mais oportunidades