ELEIÇÕES NO BRASIL AFETAM MERCADO DE PRO AV, DIZ RELATÓRIO DA AVIXA


4 de setembro de 2018

Uma nova atualização da pesquisa mundial da AVIXA sobre o mercado de áudio, vídeo e automação indica que o faturamento somado das empresas no segmento este ano será de US$ 186 bilhões. A estimativa é de chegar a US$ 230 bilhões em 2023, com crescimento médio anual de 4,3%. Os números foram incluídos no relatório IOTA (Industry Outlook and Trends Analysis), produzido anualmente pela AVIXA.

Segundo Sean Wargo, diretor de Inteligência de Mercado da entidade, o crescimento será maior na Ásia, que daqui a cinco anos responderá por 23% de todo o faturamento das empresas de AV e automação corporativa. O levantamento, realizado pela empresa especializada IHS Markit, sob encomenda da AVIXA, é baseado em dados fornecidos pelas empresas e pelas principais entidades setoriais, e combinados com estatísticas macroeconômicas de cada região.

Entre os destaques da edição 2018 do relatório IOTA, chama atenção a questão das políticas protecionistas de alguns países. O texto cita nominalmente as eleições de outubro no Brasil e as variações na cotação internacional do petróleo, além da polêmica envolvendo o Brexit, como “incertezas” que prejudicam a expansão do mercado de Pro AV. Entre os fatores favoráveis ao setor, o relatório aponta o crescimento do PIB europeu (de 1,9% em 2016 para 4% em 2017) e a expansão da economia americana.

Como de hábito, o relatório da AVIXA indica também as cinco principais tendências tecnológicas do setor para os próximos anos:

– Avanços nas soluções de áudio
– Novos tipos de displays
– Uso de IoT em edifícios inteligentes
– Expansão das redes baseadas em nuvem
– Inteligência Artificial

Entre os segmentos que aumentarão seus investimentos em tecnologias de AV e automação, o relatório destaca as áreas de saúde (10% ao ano até 2023) e de hospitality (7%). Mesmo assim, o segmento corporativo continuará representando a maior parcela dos negócios, diz o estudo.

Outro ponto ressaltado pelos pesquisadores é o aumento da integração entre tecnologias diferentes para encontrar as soluções mais adequadas aos usuários. Dessas tecnologias, o documento cita os serviços de captura, processamento e armazenamento de conteúdos AV, a melhor performance dos displays, ferramentas de conferência e colaboração AV, sinalização digital e novas soluções de segurança e vigilância.

Para saber mais detalhes sobre o relatório IOTA 2018, acesse avixa.org/IOTA.

Veja também:

ESTUDO DA AVIXA MOSTRA OPORTUNIDADES NAS TECNOLOGIAS PARA VAREJO
EMPRESAS DEPENDEM CADA VEZ MAIS DA VIDEOCOLABORAÇÃO
INTEGRADORES AV: COMO SE ADAPTAR À NOVA REALIDADE
ESTUDO MUNDIAL MOSTRA MUDANÇA NO SEGMENTO DE DISPLAYS