SET EXPO VAI DEMONSTRAR TRANSMISSÃO DE TV EM 4K E 8K


6 de agosto de 2018

No final de agosto, acontece em São Paulo mais uma edição da SET Expo, Feira e Congresso da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão, que reúne emissoras, operadoras, produtoras de TV, fabricantes e demais segmentos de áudio e vídeo profissional. Um dos destaques anunciados para este ano é as primeiras demonstrações no Brasil do novo padrão de televisão ATSC 3.0, já implantado na Coréia do Sul e prestes a ser introduzido nos EUA.

Entre outros avanços, o padrão ATSC 3.0 permite transmitir imagens em resolução Ultra HD (4K e 8K), inclusive para dispositivos móveis, via rede aberta e com ampla gama de cores. Segundo técnicos da SET, esse padrão foi desenvolvido nos EUA (que atualmente utilizam o padrão ATSC original) com o objetivo de integrar as vantagens da radiodifusão (TV aberta) e da banda larga. Totalmente digital, a versão 3.0 terá maior interatividade entre as emissoras e os usuários, além de mais flexibilidade na distribuição dos canais.

As demonstrações durante a SET Expo 2018 serão conduzidas por técnicos do Fórum SBTVD e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Haverá ainda um painel intitulado “TV Digital Avançada – Convergência com 5G”, com a participação de vários especialistas internacionais.

O Congresso SET contará este ano com mais de 300 palestras reunindo aproximadamente 250 experts brasileiros e estrangeiros, para um público estimado em 1.500 profissionais. A programação – que pode ser atualizada neste link – inclui temas como inovação e tecnologias disruptivas, produção e distribuição de conteúdo audiovisual, eletrônica de consumo, regulação e normatização em mídias como TV, cinema, internet, câmeras, drones etc.<

SET Expo conta com o apoio das principais redes brasileiras de televisão aberta, da ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura), NAB (equivalente à SET nos EUA) e NHK (Japão). O evento, que acontece de 27 a 30 de agosto, no Expo Center Norte, marca também os 30 anos de fundação da SET. A SET Expo tem apoio institucional das revistas BUSINESS TECH MULTIMÍDIA e HOME THEATER & CASA DIGITAL.