SET EXPO DEMONSTRA TV 4K COMBINANDO BROADCAST E BANDA LARGA


31 de agosto de 2018

Emissoras, produtoras e fabricantes brasileiros estão analisando experiências feitas no Japão, EUA e Coréia do Sul para implantar aqui a “TV do futuro”. Vários desses avanços foram demonstrados esta semana em São Paulo, durante a SET Expo, Feira e Congresso de tecnologias audiovisuais organizados pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET).
Segundo expositores e palestrantes presentes ao evento, a nova televisão será baseada num modelo híbrido, que combina transmissão aberta (broadcast) e internet via banda larga (IPTV). “Acabamos de vencer uma etapa muito importante, que foi o switch-off da TV analógica”, comentou Raymundo Barros, diretor de Tecnologia da Rede Globo. “A partir de agora, vamos preparar o novo modelo, que já está sendo implantado no Japão e Coréia, que permitirá oferecer, pelo receptor de TV, uma série de serviços além da transmissão linear que temos hoje”.
No Congresso da SET, Barros foi o moderador de um painel sob o título “A TV do Futuro: Novos Modelos de Negócios”, com a participação de executivos da emissora estatal japonesa NHK, que lidera os avanços rumo às transmissões de TV em 4K e 8K; e do consórcio ATSC 3.0, nome do novo padrão de televisão adotado nos EUA e na Coreia do Sul. Heung Mook Kim, representante coreano, informou que já em 2019 aproximadamente 50% dos sinais de TV no país serão em resolução UHD. “E em 2020 teremos publicidade direcionada de acordo com o perfil de cada telespectador”, garantiu.
No Brasil, a Globo é a empresa mais adiantada nas experiências com a TV híbrida (broadcast+broadband). Segundo Raymundo de Barros, a emissora decidiu aproveitar seu projeto de video-on-demand (GloboPlay) para oferecer de imediato, em parceria com os fabricantes de TVs, uma nova experiência aos telespectadores. “Será uma experiência de TV ao vivo integrada com a banda larga, e isso de forma muito natural, fluida. Já criamos mais de 1.000 versões da plataforma GloboPlay com esse objetivo”, explica o executivo.
Veja também: