PRO AV: PERSPECTIVAS PARA PROJETOS NO NOVO SEGMENTO DE VAREJO


16 de agosto de 2018

Por Sean Wargo

No mundo inteiro, o segmento de varejo está passando por transformações. Redes tradicionais estão fechando as portas, enquanto outras emergem, ou se reciclam, num processo em que alguns negócios irão sobreviver e outros não. São mudanças assustadoras para muitos e, afinal, toda mudança traz incerteza, daí porque alguns integradores de áudio e vídeo relutam em negociar com o setor varejista.

Com o intuito de avaliar essa percepção de risco e fornecer dados de mercado para uma análise mais profunda, a AVIXA criou a série MOAR (Market Opportunity Analysis Report), que aborda as oportunidades e desafios de algumas verticais, sendo varejo a primeira delas. O estudo investiga as mudanças de hábito dos consumidores e como elas estão alterando o design das lojas, além de mostrar como as soluções de áudio e vídeo podem ser valiosas nessa reconfiguração dos espaços comerciais.

Um primeiro aspecto que chama atenção é que as mudanças na atitude dos consumidores provocam impactos variados sobre a própria experiência de compra. Esta consiste de uma série de comportamentos, às vezes complexos, que podem variar de modo orgânico. Por exemplo: até que ponto um display interativo é capaz de conduzir o consumidor à escolha de determinado produto, ou marca? Talvez seja impossível saber com certeza.

Sabemos que, quando bem feito, o desenho de uma experiência de compra é transparente e pode até não ser percebido naquele momento. Esse fenômeno já foi confirmado em pesquisas com consumidores que disseram não se lembrar que tipo de tecnologia utilizou para chegar a determinada decisão de compra. No entanto, pontos negativos da experiência, e a simples ausência de interação, é que devem ser analisados visando uma possível melhora.

Nesse aspecto, ganham importância fatores como modelo de circulação pela loja, facilidade de encontrar os produtos e de obter as informações necessárias. Embora essas atitudes muitas vezes sejam intuitivas, fica claro que, num ambiente de consumo, as pessoas necessitam do contato humano. E que isso pode, sim, ser otimizado e faciltado com o bom uso da tecnologia.

 

Varejistas americanos

têm quase US$ 6 bi

para investir em áudio e vídeo

 

Estudos realizados junto aos varejistas vêm confirmando que o setor deseja investir para aprimorar a experiência dos clientes. Numa dessas pesquisas, nada menos do que 60% dos comerciantes responderam que planejam fazê-lo nos próximos dois anos. Nos EUA, esse investimento é estimado em quase US$ 6 bilhões apenas para soluções de áudio e vídeo, o que bate com o estudo internacional IOTA, da AVIXA.

Cruzando os dados pesquisados no relatório MOAR, concluímos que os varejistas buscam ajuda dos integradores AV para concretizar esses investimentos. Em geral, eles preferem investir em tecnologias já conhecidas, como displays e áudio, com alguns admitindo também adotar recursos de Inteligência Artificial e Realidade Aumentada. Em todos os casos, fica evidente a necessidade de apoio técnico aos varejistas.

É aí que deve entrar o integrador AV. No contato direto com proprietários e administradores de lojas e shoppings, é possível mostrar quais são as opções tecnológicas capazes de promover a melhor experiência para o consumidor.

Tudo isso pode soar mais fácil na teoria que na prática, como aliás confirmam alguns integradores que já trabalharam em projetos de varejo. Existe desafios e riscos, inclusive aquele de saber como falar a linguagem do varejista. Mas isso tem mais a ver com o chamado ‘medo do desconhecido’, algo que, de acordo com as pesquisas disponíveis, afasta o integrador das grandes oportunidades geradas nesse segmento.

Basta dizer que mais de 60% dos integradores entrevistados simplesmente não atuam na área de varejo. Talvez esteja na hora de começar.

*Artigo extraído do Blog da AVIXA (clique aqui para ver o original). O autor é diretor de Inteligência de Mercado da entidade.

 

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