PESQUISA DIZ QUE 80% DOS BRASILEIROS ADOTAM COLABORAÇÃO MÓVEL


24 de março de 2017

Uma inédita pesquisa sobre produtividade, realizada em vários países pela Polycom, revela que o Brasil está entre os países que mais aderem aos sistemas de colaboração móvel. Pelos dados divulgados, 80% dos profissionais no país têm a oportunidade de praticar o chamado anywhere working, em que reuniões e demais trabalhos em equipe se realizam em qualquer lugar, utilizando dispositivos móveis de comunicação.

Entre os brasileiros entrevistados na pesquisa, 85% informaram que suas equipes são mais produtivas. “Esses dados confirmam as expectativas que tínhamos sobre a adoção do trabalho remoto”, comenta Pierre Rodriguez, vice-presidente da Polycom para a América Latina. “O Brasil é um país com alta aceitação do trabalho remoto, devido às deficiências sistêmicas de infraestrutura e mobilidade urbana”, acrescenta o executivo.

Outra revelação da pesquisa é que, para 76% dos brasileiros que foram ouvidos, acham que são mais eficientes por poder escolher o local onde trabalham. Questionados sobre conciliar o trabalho com outras atividades, 36% dos participantes responderam optaram pelo trabalho remoto como forma de melhorar seu bem estar; e 34% disseram considerar prioritário cuidar dos filhos mesmo quando estão trabalhando.

No entanto, a pesquisa também revelou que a maioria dos trabalhadores brasileiros (60%) gostaria de receber orientações mais claras de suas empresas em relação ao trabalho remoto. Segundo o especialista Armando Zanolini Netto, da S.A.P Consultoria, no ano passado chegou a 37% o percentual de empresas que adotam home office – um aumento de 15% sobre o resultado da pesquisa anterior, realizada em 2014. “No cenário atual de crise econômica, a flexibilização dos conceitos de trabalho gera aumento de produtividade”, diz Zanolini.

Mais informações sobre colaboração móvel estão na edição 4 da revista BUSINESS TECH.  Clique aqui para ver online.<

FONTE: Polycom

Mais sobre esse assunto: