EXTENSÃO DO HDBaseT VAI PERMITIR VÍDEO POR IP


15 de fevereiro de 2017

A partir de uma proposta da empresa israelense Valens, dona da patente HDBaseT, a aliança de fabricantes que apoiam esse tipo de conexão apresentou uma importante atualização a ser lançada este ano. Trata-se da primeira extensão do padrão desenvolvida para transmissão de vídeo online (HDBaseT over IP), e foi demonstrada na semana passada em Amsterdã, durante a ISE 2017.

Segundo a HDBaseT Alliance, até junho estará no mercado a codificação que os fabricantes deverão usar, e até final do ano chegarão os primeiros produtos compatíveis. A conexão HDBaseT, cada vez mais usada em redes digitais, permite trafegar sinais de áudio, vídeo e energia pelo mesmo cabo, além dos dados para controle da rede, simplificando a instalação. Esse sistema é mais robusto que o HDMI convencional, podendo levar o sinal até distâncias maiores.

Num comunicado oficial, a Aliança informou os principais parâmetros da nova extensão HDBaseT:

*Permitir a interoperabilidade de dispositivos 5Play, mesmo entre marcas diferentes, utilizando o chip PHY para Ethernet;

*Ser compatível com as atuais estruturas de rede, permitindo misturar sinais AV e IP;

*Facilitar a integração entre sistemas instalados em locais diferentes, de ponta a ponta;

*Avançar na performance das atuais soluções AV over IP, para possibilitar transmissões no modo multicast;

*Manter a exigência do código HDCP para proteção anticópia.

Uma das características nativas da nova extensão é a compatibilidade com sinais de vídeo 4K@60 HDR (Ultra HD com leitura de quadros a 60 Hertz) e processamento de cores 4:4:4. “Vamos adotar uma visão mais holística das redes”, promete Micha Risling, diretor do comitê de marketing da Alliance. “Teremos um nível de modularidade nunca alcançado antes, facilitando a combinação de sinais 1G, 2,5G e 5G num mesmo sistema, com o máximo de flexibilidade”.

Em seu estande na ISE 2017, a HDBaseT Alliance reuniu parceiros de vários países para demonstrar principalmente encoders e decoders com a nova solução. Um deles, inclusive, foi montado em configuração “ponte”, para mostrar que será possível transmitir sinais nativos misturados a sinais de internet.

Na Feira de Amsterdã, também foi lançado um possível concorrente do HDBaseT, o padrão SDVoE ( Software Defined Video over Ethernet).