ESTUDO MOSTRA QUE NOVOS PREFEITOS QUEREM INVESTIR EM TECNOLOGIA


12 de dezembro de 2016

cidades

Um inédito estudo da Rede Cidade Digital, entidade que promove o uso da tecnologia na administração pública, revela que os prefeitos recém-eleitos em 32 das principais cidades do país planejam investir mais em inovação e conectividade. A consulta, encomendada pela revista Exame, mostra que os novos administradores pretendem ampliar não só a informatização em suas cidades, mas também adotar novos sistemas de gestão e estimular startups e parques tecnológicos.

A RCD levantou um total de 321 propostas dos candidatos, agora eleitos, com destaque nas cidades de Teresina (PI), São Paulo (SP), Natal (RN), Aracaju (SE) e Joinville (SC).  “Principalmente nos grandes centros, que sofrem há décadas com o crescimento desordenado devido à migração, a tecnologia é fundamental para melhorar o fluxo intenso de informação e facilitar a vida das pessoas por meio da implantação de ferramentas, equipamentos e soluções”, observa José Marinho, diretor da entidade.

Os municípios pesquisados fazem parte do Índice Cidades Empreendedoras, da consultoria Endeavor, que recentemente apontou São Paulo e Florianópolis como os dois que oferecem melhores condições para o funcionamento de novas empresas (veja os detalhes aqui ). Mas o novo prefeito de Teresina, Firmino Filho, citou nada menos do que 35 iniciativas tecnológicas incluídas em seu plano de governo para os próximos quatro anos. Uma delas é a criação do Polo Empresarial-Sul, cujo objetivo é atrair empresas de telecom e banda larga, além de qualificar melhor os jovens da região.

Para estimular o debate e aproximar mais as empresas e os administradores públicos, a Rede Cidade Digital planeja uma série de eventos em 2017. Confira neste link .