AQUISIÇÃO DA HARMAN COLOCA SAMSUNG NO MERCADO DE AUTOMAÇÃO


16 de novembro de 2016

harman_samsung

Ao fechar, no último fim de semana, um inédito acordo para assumir o controle do grupo Harman, a Samsung coloca finalmente os pés no segmento de automação. O acordo, no valor total de US$ 8 bilhões, inclui todos os ativos da Harman, dona de marcas conhecidas em áudio – JBL, Mark Levinson, Crown, AKG, Soundcraft e outras – e que recentemente (2015) adquiriu a AMX.

Segundo comunicado oficial das diretorias dos dois grupos, após a oficialização do negócio, prevista para meados de 2017, a Harman continuará atuando de forma independente, inclusive com a manutenção do atual CEO, Dinesh Paliwal, e demais executivos. “A Harman complementa de modo perfeito a Samsung, em termos de tecnologias, produtos e soluções”, disse o CEO da Samsung Electronics, Oh-Hyun Kwon. “Essa união de forças é uma extensão natural de nossa estratégia para o setor automotivo”.

Com faturamento anual na faixa de US$ 7 bilhões, a Harman é líder no segmento, que representa cerca de 70%  desse valor, impulsionado pela tendência dos veículos conectados. A empresa é fornecedora de algumas das maiores montadoras do mundo, como Volkswagen, BMW e Toyota, além de ter fechado recentes acordos com General Motors e Fiat/Chrysler.

Mas é no setor de automação – residencial e corporativa – que o acordo entre Samsung e Harman pode render mais frutos. A AMX é hoje a principal fornecedora do governo americano, e vem trabalhando desde o ano passado em conjunto com a divisão de serviços conectados da Harman, que envolve o segmento de Internet das Coisas (IoT).