APROVADO PADRÃO DE 5 GIGABIT PARA REDES ETHERNET


13 de outubro de 2016

ethernet

Ethernet Alliance  entidade internacional que regula as normas para conexões em rede, divulgou nos EUA a homologação do padrão IEEE 802.3bz, que permitirá a transmissão de sinais em velocidades de 2,5 e 5Gbps (Gigabit por segundo). Segundo a entidade, o novo padrão – destinado principalmente a redes empresariais – poderá ser adotado sem necessidade de grandes mudanças na infraestrutura dos edifícios.

ethernet_allianceCom a demanda crescente de conexões rápidas, com e sem fio, o padrão 802.3bz é visto como upgrade das redes Ethernet e também das atuais conexões Wi-Fi (802.11ac). Mantendo a estrutura das redes HD-BaseT, será possível aumentar as taxas de transmissão de dados sem necessariamente tornar mais caras as instalações, diz David Chalupsky, engenheiro da Intel e um dos diretores do consórcio Ethernet Alliance. “É uma solução elegante, porque atende a demanda atual do mercado e ao mesmo tempo reduz a necessidade de tantos quilômetros de cabos”, diz ele.

Apresentado à indústria há cerca de dois anos, o 802.3bz   especifica agora os parâmetros para fabricação dos novos conectores e as características do sinal que irá trafegar nessas redes. Segundo a Alliance, estão contempladas diversas necessidades do mercado, incluindo produção e edição de conteúdos, pesquisa científica, desenho industrial e automação de sistemas. “Estamos ampliando significativamente o poder das redes Ethernet, já antecipando que a comunicação sem fio irá exigir velocidades de transmissão cada vez mais altas”, resume o chairman da Alliance, John D’Ambrosia, que é também diretor da Huawei, um dos maiores fabricantes de equipamentos para rede.

FONTE: CE Pro