PARA EXECUTIVOS, AGILIDADE E PRODUTIVIDADE SÃO AS MAIORES PREOCUPAÇÕES


5 de agosto de 2016

sun_disk

Por TI Inside*A visão sobre as tendências de Tecnologia da Informação entre os decisores de negócios e executivos da área de tecnologia evoluíram e estão mais alinhadas do que eles imaginam. Isso tende a contribuir para um melhor uso da TI para o sucesso das organizações. A constatação é de um estudo realizado pela Penn Shoen Berland, encomendado pela Dell, para o qual foram entrevistados 1.201 executivos de pequenas, médias e grandes empresas em diferentes países, incluindo no Brasil.

O levantamento identificou que na atual economia, orientada por dados, as empresas buscam agilidade, eficiência, escalabilidade e capacidade para responder às aplicações de negócios em tempo real. O estudo, intitulado Dell State of IT Trends 2016 (veja aqui o original na íntegra) verificou ainda que o aumento da produtividade é a principal demanda para 81% dos decisores de TI e para 77% dos decisores de negócios, seguido pela necessidade de impactar o crescimento dos negócios, com 71% e 69% das respostas, respectivamente.

No geral, empresas de todos os tamanhos e em mercados desenvolvidos e em desenvolvimento seguem alinhadas de acordo com as seguintes tendências:

*62% dos decisores de TI e 51% dos decisores de negócios concordam que cloud computing é a tendência de tecnologia mais importante para suas empresas.

*A capacidade de expansão na utilização da nuvem pública de acordo com a necessidade é avaliada como importante para 83% dos decisores de TI e 74% dos de negócios

*Segundo 88% dos decisores de TI e 80% dos de negócios, suas organizações consideram adotar, estão em processo de adoção ou já concluíram a migração para data center definidos por software.

*Ambos os grupos concordam que os benefícios desse modelo estão na flexibilidade, simplicidade, eficiência e redução de custos. Os decisores de TI indicam com maior frequência que essa migração já está em andamento e apontam a escalabilidade como principal benefício (57% diante de 40% dos decisores de negócios)

*Dois terços dos entrevistados, nos dois grupos, afirmaram que devem usar tecnologias abertas de data center no futuro; e 86% dos decisores de TI e 85% dos de negócios concordam que a estratégia centrada em computação é a melhor abordagem para ganhar flexibilidade, escalabilidade e para data centers abertos.

Em termos de despesas com tecnologia em 2016, a nuvem é a principal prioridade, representante 67% para os líderes de TI e 59% na visão de negócios. Na sequência de importância, aparece atualização das tecnologias de armazenamento de dados e da área de compras (54% e 48%, respectivamente).

Os resultados do estudo confirmam que as estratégias centradas no cliente, data center definidos por software e computação centrada estão entre as prioridades que os líderes de negócios e de TI buscam para atender seus objetivos de negócios:

*Oito em cada dez entrevistados concordam que uma abordagem centrada em computação para desenvolvimento de soluções de data center é a chave para promover inovação.

*Acima de oito em cada 10 entrevistados concordam que integrar soluções hiperconvergentes é o primeiro passo para adoção de um data center definido por software.

*Os decisores também afirmaram que a adoção de um data center definido por software é o viabilizador mais importante para a transformação digital, e que uma estratégia de cloud híbrida é vista como a melhor para o datacenter no futuro.

*Quase a totalidade dos executivos ouvidos concorda que tecnologias abertas suportam melhor as tendências de data center voltado a aplicações, portabilidade e gestão de dados, se comparadas com soluções de hardware proprietárias.

*E a capacidade de resolver problemas rapidamente é a principal preocupação global para todos os entrevistados, quando se trata de gestão do data center.

 

*Para ver o site original, clique aqui