INTERNET DAS COISAS: NÚMERO DE CONEXÕES JÁ É MAIOR QUE AS DE SMARTPHONES


12 de agosto de 2016

internet_coisas

Pela primeira vez, as operadoras de telecom dos Estados Unidos registram que o número de conexões IoT superou as de smartphones. Segundo a consultoria Chetan Sharma, no segundo trimestre do ano a quantidade de veículos conectados às redes celulares superou o número de conexões de outros aparelhos.

A consultoria estima que as operadoras americanas conectaram cerca de 1,4 milhão de veículos nos últimos três meses. A título de comparação, foram 1,2 milhão de telefones e menos de 900 mil tablets conectados no mesmo período do ano passado. Em geral, as vendas entre abril e junho não são tão intensas quanto no final do ano, com as promoções de Natal e a Black Friday.

A AT&T, que lidera o segmento de conexões para veículos, informou que há sete trimestres seguidos vem adicionando mais dispositivos enquadrados como Internet das Coisas do que telefones. Por enquanto, a maior parte desses veículos são conectados sem que seus donos movam um dedo. Isso porque as montadoras já lançam os carros com conexões de celulares habilitadas para enviar informações sobre condições do automóvel, a fim de identificarem necessidades de melhorias e manutenção.

Segundo a consultoria, está demorando um pouco para que os consumidores comecem a usar esses serviços embarcados nos automóveis. A explicação está no fato de que muitas pessoas ainda preferem usar seus próprios dispositivos pessoais para tarefas que já poderiam ser executadas a partir dos veículos.

Carros conectados, porém, não são os únicos dispositivos de IoT nas redes de celular. A Sharma destaca outras aplicações, como sistemas de gestão de frota e rastreamento logístico, além de sistemas orientados a cidades inteligentes.

FONTE: IDG News Service