Evento em SP debate o futuro das redes 4K e 8K


8 de agosto de 2016

camera_8kLogo após os Jogos Olímpicos Rio 2016, acontecerá em São Paulo um debate entre especialistas sobre a experiência de transmitir o evento em altíssima definição e o futuro das tecnologias 4K e 8K. Será nos dias 29 de agosto a 01 de setembro, durante o Congresso da SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão), que reúne técnicos e executivos de emissoras e fabricantes.

Para o dia 20 de agosto, está programada a primeira transmissão oficial ao vivo no padrão 8K, um teste coordenado pela TV Globo em parceria com a emissora NHK, do Japão. Os resultados do teste serão analisados no Congresso da SET por um grupo de especialistas, com moderação de Fernando Bittencourt, ex-diretor da Globo e atual vice-presidente da SET. “O 4K e o 8k serão os formatos dos conteúdos produzidos pelas maiores produtoras profissionais em todo o mundo para manter o seu modelo de negócios. Com este painel queremos mostrar qual é este caminho”, explica Bittencourt.

Também participarão do debate o diretor de Tecnologia do Ministério das Comunicações do Japão, Hiroyuki Ogawa; o diretor de projetor da Globo, Paulo Rabello; além de Skipp Pizzi, diretor de Novas Mídias da NAB (entidade que representa as emissoras dos EUA); e Matthew Goldman, vice-presidente da SMPTE (Society of Motion Picture and Television Engineers). O debate está marcado para o dia 01/09, a partir das 9h.

Boa parte das transmissões da Rio 2016 já está sendo feita no padrão UHD (4K). Mas o plano da NHK é iniciar as transmissões regulares em 8K no Japão até 2018  preparando a estrutura para fazer toda a cobertura da Olimpíada de 2020, em Tóquio, já no padrão mais avançado. Equipamentos 8K (Super HiVision) produzem imagens com quatro vezes mais definição do que os 4K, ou 16 vezes mais pixels que o padrão atual Full-HD.

FONTE: SET