Crestron demonstra o conceito de “ensino invertido”


16 de maio de 2016

crestron_ensino_invertido

Com a disponibilidade de novas tecnologias, administradores e profissionais da área educacional estão começando a adotar as chamadas salas de aula colaborativas. São novas soluções para espaços de ensino, que acrescentam recursos técnicos já normalmente utilizados em empresas, por exemplo, nas salas de reunião. Nos níveis de ensino médio e superior, o conceito é comumente citado como “ensino invertido” (do inglês flipped learning).

Nessa aplicação, parte dos trabalhos escolares podem ser pré-gravados e visualizados remotamente, fora da sala de aula; enquanto isso, as tarefas em aula são conduzidas de forma colaborativa, com maior interação de alunos e professores. As salas agora devem ser espaços flexíveis e dinâmicos, contando com os novos recursos de áudio, vídeo e transmissão de informações.

No Brasil, a Crestron é uma das empresas que mais investem nesse conceito. A empresa – que já atua no país há cerca de 30 anos – oferece sistemas integrados para controle e distribuição de materiais educacionais (incluindo sinais de áudio/vídeo) em uma única plataforma; esta, que pode ser estender ou não a todos os espaços da escola, utiliza as tecnologias DigitalMedia (DM) e AirMedia, desenvolvidas pela própria Crestron.

“Para que tudo funcione de forma eficiente, nossa recomendação é que os administradores escolares pensem em um novo conceito de projeto para salas de aula”, explica Carlos Dalmarco, diretor da Crestron LatinAmerica. “Esses espaços necessitam de gerenciamento e distribuição apropriados dos conteúdos pela rede, integrando professores e alunos”.

Segundo Dalmarco, o sistema prevê que cada estudante possa conectar à rede seu próprio dispositivo (tablet, laptop ou smartphone); comunicar-se e compartilhar conteúdos com os colegas ou com os professores; e que estes administrem o ambiente colaborativo e os recursos utilizados, incluindo telas, projetores, microfones, câmeras e demais equipamentos.

Para mais informações sobre esses sistemas, ligue para (11) 2970-1440.