TECNOLOGIA RFID: COMO AMPLIAR SEU ALCANCE*


14 de março de 2016

rfidVocê já viu aqueles portais nas saídas de lojas de roupas que apitam se alguém tentar passar com uma roupa sem pagar? Já parou para pensar como fazem para contabilizar o tempo de cada corredor em uma São Silvestre? Para estes dois casos, e para muitos outros, a tecnologia RFID pode otimizar o tempo e aumentar a eficácia em determinadas tarefas, ao mesmo tempo em que melhora a experiência do cliente e do visitante.

Em geral, RFID é usada para reduzir o desperdício, evitar furtos, administrar inventários, facilitar a logística e aumentar a produtividade de uma empresa.

MAS O QUE É RFID?

RFID quer dizer Radio Frequency Identification, ou seja, “identificação por rádiofrequência”. Essa tecnologia utiliza a radiofrequência para capturar sinais que identificam, rastreiam e gerenciam desde objetos e produtos até pessoas e animais, sem a necessidade de contato físico. Códigos são inseridos em etiquetas especiais (RF tags) e antenas capturam as informações das tags, através do sinal de radiofrequência.

Nos sistemas passivos, o leitor transmite um pulso eletromagnético (transmissão de rádi frequência) que faz a tag entrar em operação. Nos sistemas ativos, há uma bateria na etiqueta que é usada para aumentar o alcance e inserir recursos extras, como leitura de temperatura, vibração, etc. As informações coletadas das etiquetas são passadas aos computadores por meio de cabos ou sistemas wireless.

ONDE SE PODE USAR RFID?

Embora possa parecer futurista, a tecnologia RFID já é utilizada há algum tempo em vários projetos, como em lojas para evitar furtos. Sabe aquele sistema de alarme que é acionado caso a etiqueta não seja retirada do produto no ato da compra? Ele utiliza sinais de rádiofrequência para detectar o objeto quando passado pela área coberta por uma antena, muitas vezes localizada nas portas.

Além dessa aplicação, a tecnologia RFID pode ser utilizada em diversas situações, como:

*Cancelas de pedágio ou estacionamentos, como SEM PARAR e CONECTCAR;

*Corridas ou maratonas, onde é possível monitorar o desempenho do atleta durante o trajeto;

*Supermercados podem utilizar RFID no controle de estoque (inventários, organização e informações sobre vencimento), na otimização de filas (o cliente pode pagar as compras sem tirar os produtos do carrinho);

*Na área da saúde, pacientes podem ter seus históricos médicos rapidamente verificados.

ANTENAS QUE CAPTAM O SINAL RFID

Normalmente, as antenas utilizadas para a captação dos sinais de RFID possuem um alcance local e limitado, o que deixa a operação restrita a uma área específica. Existe uma tecnologia chamada “irradiante” que, através de cabos, amplia a área de captação do sinal e propicia maior cobertura. A Discabos é um dos fabricantes desse tipo de cabo, usado para distribuição de sinais de rádiofrequência em grandes áreas. A linha é composta por cabos, amplificadores e divisores que ampliam o alcance de um sinal, tornando-o homogêneo por todo ambiente.

O Cabo Irradiante age como uma antena, distribuindo ou recebendo sinais por onde passa. Possui um condutor rígido interno, revestido por uma espuma de polietileno, que por sua vez é revestida com uma folha de cobre com várias aberturas, que permitem receber ou propagar até três tipos sinais pelo ambiente. Enquanto um cabo tradicional tem o objetivo de levar um sinal de um ponto até outro, este cabo distribui o sinal por onde passa. O cabo pode ser usado para distribuir qualquer tipo de sinal de radiofrequência, como internet sem fio, sinal de celular e RFID.

*FONTE: Equipe Discabos. Para saber mais detalhes, clique aqui.