Governo de SP credencia sete parques tecnológicos


25 de janeiro de 2016

centros

Sete centros de tecnologia no estado de São Paulo foram credenciados na semana passada pelo governo estadual, abrindo a possibilidade de mais colaborações com empresas privadas de tecnologia. Com o credenciamento definitivo, as entidades que mantêm os parques ficam autorizadas a contratar e fazer convênios com fornecedores externos e ajudar a desenvolver startups.

Foram credenciados quatro centros na cidade de Campinas: o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, o CTI-Tec Renato Archer, ligado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação; o Parque Tecnológico dos CPqD; e o Parque Empresarial Techno Park (foto). Além disso, a autorização envolve ainda os Parques Tecnológicos das cidades de Botucatu, Santo André e São José do Rio Preto.

Segundo o governo estadual, uma das vantagens do credenciamento definitivo é que os gestores de cada parque tecnológico terão mais facilidade para obter incentivos fiscais na compra de equipamentos e realização de obras. Os benefícios serão estendidos a empresa que atuam dentro dos parques; para isso, foi criado o Programa Pró-Parques.

Ainda segundo a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, empresas de base tecnológica poderão utilizar créditos acumulados de ICMS ou diferir o imposto para pagamento de bens e mercadorias a serem utilizados na realização de investimentos e no pagamento de ICMS relativo à importação de bens destinados ao ativo imobilizado.