PUC-RS inaugura conceito de Smart City em Porto Alegre


9 de outubro de 2015

tablet

Depois de um acordo fechado no ano passado, que resultou no Centro Conjunto de Inovação no Tecnopuc (Parque Científico e Tecnológico da PUC-RS), a Huawei e a PUC criaram o Smart City Center. A nova unidade planeja integração do sistema de videomonitoramento da capital gaúcha e um novo sistema de iluminação inteligente.  

“Trata-se do primeiro centro dedicado a cidades inteligentes em todo o país”, comentou Fabiano Hessel, professor da Faculdade de Informática (Facin), da PUC, e coordenador do projeto. Além de voltado para o desenvolvimento de soluções de smart cities, o Centro terá uma estrutura para teste e provas de conceitos. Apesar da estrutura física — localizada no Tecnopuc — só estar prevista para ser entregue no próximo ano, os trabalhos das duas empresas estão em andamento.

Com a Secretaria de Obras e Viação de Porto Alegre, o Centro de Smart Cities vai se dedicar à integração das 1.200 câmeras de vigilância da cidade. “Eles tinham um problema, muitos fabricantes e sistemas diferentes”, observou Hessel. Mas há um trabalho de duas mãos, já que para a PUC também haverá um problema a ser resolvido: como melhorar o sistema de telemetria de pacientes, via SAMU, para que não haja delay na transmissão dos dados. Com o acesso ao sistema de vigilância, o centro de pesquisas poderá anexar a estrutura de vídeos da área de segurança à área da Saúde.

O centro já tem três provas de conceito em andamento, como a iluminação inteligente. “É possível saber quando uma luminária está queimada ou quando está próximo da hora de trocá-la, proporcionando economia e segurança a população”, disse o coordenador.

Para Tito Ocampos, gerente do Centro de R&D da Huawei no Brasil, há programas importantes em andamento, como os que vêm sendo conduzidos pela empresa em Águas de São Pedro, em São Paulo, ou na cidade de Luiz Eduardo Magalháes, na Bahia.

O executivo acredita que em pouco tempo será possível incluir sistemas de Big Data nos projetos de cidades inteligentes, como o fechado com a PUC-RS que poderá gerar projetos tanto para Porto Alegre quanto outras cidades gaúchas. “Estamos aguardando ansiosamente pela chegada dos sistemas de Big Data”, ressaltou Hessel.