Lançado o primeiro chip 4K para projetores DLP


26 de outubro de 2015

texas

A Texas Instruments, que detém a patente dos dispositivos MMD (Micromirror Display) para a tecnologia DLP, apresentou na semana passada, nos EUA, o primeiro chip construído especificamente para projetores 4K dessa categoria. Até agora, os únicos processadores compatíveis com 4K eram do tipo 3-chip, maiores e mais caros.

Segundo a TI, o novo dispositivo, com apenas 0,7” na diagonal (1,7cm), contém 4 milhões de microespelhos montados na arquitetura TRP (Tilt & Roll Pixel), a mesma que havia sido desenvolvida para os projetores da família Pico. Na versão 4K, o chip atinge performance muito superior, podendo ser usado na fabricação de projetores de grande porte, tanto em aplicações residenciais (home theater) quanto corporativas.

“Conseguimos taxas de luminosidade na faixa de 5.000 lumens”, garantiu Roger Carver, diretor da Texas, durante a apresentação na CEDIA Expo, que aconteceu em Dallas. Carver explicou que, para processar os 8 milhões de pixels de um sinal 4K, o novo chip utiliza um microcomponente de vidro, posicionado entre o prisma e a lente de projeção. Esse elemento responde a modulações de frequência, fazendo com que cada microespelho se mova ligeiramente para refletir metade de cada pixel.

Ainda de acordo com o executivo da TI, haverá demonstrações práticas do funcionamento do novo chip DLP 4K durante a CES, em Las Vegas (janeiro), e a ISE em Amsterdã (fevereiro). Os primeiros projetores contendo o dispositivo deverão estar no mercado em meados de 2016.

FONTE: Insight Media