Empresas anunciam 1a. geração de projetores HLD


8 de outubro de 2015

tela

HLD (High Lumen Density) é uma nova tecnologia de projeção baseada em diodos que emitem brilho mais intenso que os leds. Essa é uma patente da Philips Lightning, que alguns fabricantes estão utilizando para desenvolver uma nova geração de projetores. A previsão que os primeiros cheguem ao mercado internacional no início de 2016.

Com o nome comercial de ColorSpark, os dispositivos HLD superam uma das limitações da tecnologia LED (Light-emitting Diodes), que é a intensidade da luz. Os novos projetores são especificados em 3.000 ANSI Lumens, podendo chegar a 4.000; os modelos atuais ficam na casa de 1.500 a 2.000 ANSI. Essa é a norma-padrão para medição de brilho em sistemas de projeção; alguns fabricantes divulgam apenas a quantidade total de lumens, não padronizada.

A chinesa Optoma e a japonesa Hitachi são as primeiras empresas a adquirir a tecnologia da Philips. Ambas anunciaram que sua nova geração de projetores incluirá também os chips Wide Color Gamut (norma 2020), que expande as cores primárias RGB (vermelho, verde e azul), proporcionando imagens mas naturais.

Ainda em desenvolvimento, a tecnologia HLD é vista por especialistas como extremamente vantajosa para a indústria, pois permite produzir diodos menores, com custo mais baixo e maior eficiência.

FONTE: Insight Media