Huawei vai testar banda larga 5G na Copa de 2018


10 de setembro de 2015

huwaei

A Huawei, uma das líderes mundiais em tecnologias para redes, anunciou que a 5a. geração da internet banda larga será testada durante a Copa do Mundo da Rússia, em 2018. A operação comercial está prevista para 2020.

Segundo Mohamed Madkour, vice-presidente da empresa chinesa, a conexão 5G permitirá transmissão dedadas à velocidade de até 10 Gigabits por segundo. Em visita ao Brasil na semana passada, onde participou do seminário Huawei Innovation Day, em Brasilia, Madkour informou que já em 2016 haverá dispositivos móveis operando com a chamada geração 4.5. “Isso será possível com algumas alterações no 4G, a partir de softwares M2M (comunicação entre máquinas) e de uma estação de base que desenvolvemos”, explicou o executivo.

Para dar uma ideia do que significa o 5G, Madkour disse que hoje é possível chegar, com 4G, a algo próximo a 500 Mbps, e no ano que vem os sistemas da Huawei chegarão 1 Gbps. “Na Copa, testaremos a banda larga 5G, com 10Gbps. A princípio, essa velocidade não será necessária para o usuário comum. Sua utilidade estará em novos modelos de negócio e de indústria, que ainda estão por vir e precisarão de maior automação. Mas, dependendo dos videogames que nossos filhos terão, a internet 5G pode ter uma alcance maior que o imaginado”, acrescentou.

Fonte: Agência Brasil