ABNT divulga norma para cabeamento estruturado


28 de setembro de 2015

cabeamentoA ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) acaba de oficializar a norma mais recente para o segmento de projetos e edificações multiusuário. Trata-se da NBR 16415:2015 – Caminhos e Espaços para Cabeamento Estruturado. Segundo a entidade, o texto foi baseado em normas ISO/IEC (International Electrotechnical Commission) e complementa a NBR 14565:2013 – Cabeamento Estruturado para Edifícios Comerciais e Data Centers, em vigor há dois anos e que trata do mesmo assunto.

A NBR 16415 é importante por ser a primeira norma oficial válida para o segmento de cabeamento estruturado, cada vez mais utilizado no país. Paulo Marin, engenheiro e coordenador da comissão de estudos da ABNT, diz que o texto foi desenvolvido ao longo de 18 meses, com base na experiência de diversos profissionais da área. Passa a ser referência obrigatória para projetos de arquitetura e edificações.
A nova norma trata da infraestrutura necessária em edifícios multiusuário, planejamento da instalação de cabos, eletrodos e eletrocalhas, dimensionamento de prumadas e sistemas corta-fogo.

São detalhados os requisitos da infraestrutura física do edifício, como nas caixas de entrada, salas de telecomunicações e salas onde ficam instalados todos os equipamentos, além de todo o trajeto dos cabos, inclusive entre edifícios.

Ainda de acordo com a ABNT, a NBR 16415-2015 foi baseada em duas normas específicas ISO/IEC, órgão normativo internacional: 18010 (caminhos e espaços para cabeamento estruturado) e 14763-2 (planejamento da instalação).

FONTE: Data Center Dynamics