Relatório mostra como estão crescendo as redes 4G e 5G


24 de agosto de 2015

5g

Sediada em Bellevue (EUA), próximo ao Vale do Silício, da 4G Americas é uma entidade internacional que representa fabricantes de dispositivos sem fio, provedores de serviços e desenvolvedores de aplicativos. Na semana passada, a entidade divulgou seu mais recente relatório sobre tecnologias de comunicação celular e banda larga móvel. Realizado pela empresa de pesquisas Rysavy, o estudo Inovação para LTE e 5G: Puxando o Crescimento da Banda Larga Móvel. destaca as novidades tecnológicas mais recentes da evolução para o padrão 5G.

“Avanços tecnológicos estão puxando o crescimento da banda larga móvel em áreas como computação, redes e desenvolvimento de aplicativos, com usuários, e agora máquinas, consumindo um volume imenso de dados sem fio”, disse Peter Rysavy, presidente da Rysavy Research. “Para responder a esses desafios, o setor está implantando redes mais eficientes, rápidas e de maior capacidade. LTE é a plataforma sustentando esses avanços contínuos, que devem levar à integração do 5G durante a próxima década.”

Segundo os pesquisadores, LTE será a plataforma para a banda larga móvel durante sua migração 4G-5G. No mundo inteiro, o número de conexões LTE cresceu mais de 100%, de 313 milhões no segundo trimestre de 2014 para 758 milhões no segundo trimestre de 2015; o número de redes aumentou de 373 para 425 no mesmo período. A tecnologia LTE-Advanced, lançada em 2013, inclui várias inovações nos padrões 3GPP, e 88 redes comerciais já estão operando com LTE-A em 45 países.

Um dos destaques do relatório é a descrição dos recursos embutidos nesse padrão de comunicação sem fio: Agregação de Portadores, Coordenação Avançada de Interferência Entre Células (Enhanced Inter-Cell Interference Coordination – eICIC), redes Auto-Organizadas (Self-Organizing Networks – SON) e Recepção e Transmissão Multiponto Coordenadas (Coordinated Multi-Point Transmission and Reception – CoMP). Todos servem para aumentar o desempenho, eficiência e capacidade da banda larga móvel.

Em vários países, as operadoras estão iniciando a adoção de Virtualização de Funções de Rede (NFV) e Redes Definidas por Software (SDN), que permitem reduzir os custos de redes e simplificar a distribuição de novos serviços. Esses avanços também podem facilitar a adoção de Redes de Acesso via Rádio (Radio Access Networks – RANs), em nuvem, que prometem ganhos de eficiência ainda maiores.

A pesquisa indica que ainda que o formato de células pequenas pode desempenhar papel ainda mais importante, aumentando a capacidade dessas redes através de recursos novos como SON, elCIC, opções mais avançadas de backhaul, LTE, Agregação Wi-Fi (LWA), LTE Não Licenciada (LTE-U) e LTE Licenciada com Acesso Assistido (LTE-LAA).

Uma das maiores prioridades no mercado global é a disponibilidade de mais espectro. Nos EUA, várias iniciativas prometem resultados – leilões de incentivo para televisão na faixa de 600 MHz, a banda de 3,5 GHz para células pequenas, mais espectro não licenciando de 5GHz –, mas somente com a adoção pelo governo de políticas apropriadas.

Os trabalhos de pesquisa e desenvolvimento em 5G estão acelerando, e a tecnologia poderá estrear por volta de 2020 e continuar até 2030. Mesmo assim, a 4G Americas admite que há muito trabalho pela frente antes da 5G se tornar uma realidade. Com espectro em novas bandas, inclusive mmWave acima de 30 GHz, o padrão 5G poderia ter acesso a 10 vezes mais espectro, comparado com o atual mercado celular. Muitos recursos 5G podem ser implantados como inovações da LTE-Advanced antes da adoção de 5G em grande escala.

“Em termos evolucionários, LTE e LTE-Advanced representam um caminho robusto de desenvolvimento tecnológico com o objetivo de melhorar o desempenho da banda larga móvel, e serão peças importantes para a construção da 5G até 2020 e além”, comentou Chris Pearson, presidente da 4G Americas. “O relatório da Rysavy Research apresenta uma análise completa das transformações futuras da banda larga móvel LTE com a chegada da 5G, que requer o desenvolvimento de novas tecnologias e políticas progressivas para chegar à próxima geração de tecnologia sem fio.”

O relatório Inovação para LTE e 5G: Puxando o Crescimento da Banda Larga Móvel, e a apresentação que o acompanha (Clique aqui), está disponível para download gratuito no site www.4gamericas.org. É recomendando para todos os atores ativamente envolvidos no setor móvel, como membros de governos, agentes reguladores, analistas setoriais, profissionais do ecossistema móvel, pesquisadores e acadêmicos.