Cisco lança no RJ “desafio” para Internet das Coisas


20 de agosto de 2015

cisco
Pequenas empresas, pesquisadores e desenvolvedores de todo o país podem participar do Desafio Cisco de Inovação Urbana Porto Maravilha, no Rio de Janeiro. A proposta da empresa, especializada em redes e novas tecnologias, é incentivar a criação de aplicações de software digital e de experiências físicas para transformar a cidade e facilitar sua gestão.
Até o próximo dia 7 de setembro, podem ser inscritas ideias que utilizem o conceito IoT (Internet das Coisas) para tornar mais inteligente o Rio, ou alguma região da cidade. Segundo a Cisco, os autores das cinco ideias mais inovadoras farão parte de um programa de aceleração, apoiado pelo Centro de Inovação IoE da Cisco e por um parceiro acelerador. O objetivo é que os projetos escolhidos sejam implantados antes dos Jogos Olímpicos de 2016.
No último dia 1, foi lançado no Rio o Distrito Criativo, uma iniciativa de empreendedores interessados no desenvolvimento da região do Porto. Como parte desse projeto, o Porto Maravilha se propõe a ser um modelo de bairro inteligente, com zonas residencial e comercial, rede de transporte público e infraestrutura de telecomunicações eficientes. A Cisco oferece sua tecnologia de plataforma conectada e serviços inteligentes, para que cidadãos e visitantes se conectem entre si e também com órgãos públicos da cidade.
Os interessados podem se inscrever pelo site: www.desafiocisco.com.br. A Cisco dá prioridade aos que tenham conhecimento em inglês e trabalhem com desenvolvimento de software, design de interfaces e gráfico e gestão de negócios.  Ainda segundo a empresa americana, os participantes serão avaliados com base em critérios como inovação, impacto socioeconômico, viabilidade para implementação em seis meses, sinergia com a tecnologia Cisco, multidisciplinaridade e eficiência do modelo de negócios proposto.