Surge nos EUA primeiro display 4K 3D sem óculos


7 de julho de 2015

casa
Foi apresentado na semana passada, na cidade de Pittsburgh (EUA), o primeiro display de uso comercial que reproduz imagens 3D em resolução 4K sem necessidade de óculos especiais. A façanha é da empresa novaiorquina Rembrandt 3D, especializada em sinalização digital, que aproveitou um evento local para demonstrar a tecnologia e coletar opiniões dos visitantes.

Com o nome comercial 3DASD, a novidade foi apresentada em duas versões: um tablet Android de 10” e um monitor profissional LED-LCD de 58”. Para evidenciar as qualidades da imagem, os organizadores utilizaram um documentário de 36 minutos sobre o famoso arquiteto americano Frank Lloyd Wright, intitulado Fallingwater in 3D: the House Tour, todo produzido em 3D 4K.

tela_projetorFallingwater (foto acima) é uma das obras mais conhecidas de Wright, uma casa hoje transformada em museu.  Clique aqui para assistir a um vídeo com imagens originais da casa. O filme capta imagens em três dimensões da incrível cascata construída junto à casa. Muitos visitantes do evento reconheceram o impacto provocado pelo vídeo.

Segundo a Rembrandt 3D, o equipamento 4K 3D Glass-free foi desenvolvido a partir de novas lentes desenhadas e patenteadas pela empresa e produzidas na China. O display foi desenhado especialmente para sinalização digital, com capacidade de se adaptar a diferentes condições de luz e permitir boa visualização em qualquer ângulo ou distância. “Não há sweet-spot, fantasmas, nem artifícios 3D visíveis, como em outras tecnologias”, garante John Pecora, vice-presidente da empresa. “E a imagem também não perde definição quando se altera o ângulo de visão.”

A Rembrandt 3D já começou a comercializar os displays 3DASD em tamanhos de 23, 28, 46, 58 e 65 polegadas.