Samsung cria display transparente com painel OLED


11 de junho de 2015

samsung_cria

A Samsung apresentou nesta terça-feira, durante evento em Hong Kong, o primeiro display transparente para sinalização digital. O aparelho utiliza painel de diodos orgânicos (OLED) e, segundo o fabricante, pode reproduzir até imagens em 3D, utilizando a tecnologia RealSense, da Intel.

A primeira empresa a adquirir e utilizar o Transparent OLED Display (foto) é a Chow Sang Sang, famosa rede de joalherias local. Na demonstração, modelos apresentaram produtos da loja na tela como um “guarda-roupas virtual”, no qual é possível ver roupas, sapatos e jóias em perspectiva, com extremo realismo. A ideia, segundo a Samsung, é que o consumidor possa “visitar” lojas em qualquer lugar do mundo para provar cada peça.

O fabricante exibiu ainda o Mirror Display, informando que esse tipo de aparelho pode, no futuro, substituir os atuais espelhos por informações digitais que seriam atualizadas em tempo real. A tecnologia da Intel serviria para expandir o grau de personalização. O Mirror OLED apresenta refletividade superior a 75% (contra 30% dos painéis atuais), gama de cores da ordem de 100% (70% no padrão NTSC), altíssima taxa de contraste (100.000:1 contra 4.000:1) e tempo de resposta de 1 milisegundo – nos displays LCD transparentes já conhecidos, esse tempo é de 8ms.

Graças à tecnologia OLED, uma outra vantagem desse display é não precisar de backlight: os leds possuem luz própria. A Samsung já está aceitando encomendas dos aparelhos no mercado asiático, mirando principalmente os segmentos de varejo, espaços públicos, hotéis e estações.

FONTE: Samsung/Businesswire