Pesquisa diz que área de TI é quem decide nas empresas


22 de junho de 2015

Nada menos do que 73% das decisões sobre tecnologia dentro das empresas brasileiras são tomadas pelo departamento de TI. Essa é uma das conclusões da pesquisa “Digitalização, Tendências e Soluções para um Brasil mais Competitivo”, realizado pela Siemens e pela Fundação Dom Cabral (FDC) para mapear o processo de digitalização no país. O estudo combina dados de diversos setores, como eletroeletrônicos, mineração, siderurgia, automotivo, químico, energia e alimentos, com resultados do “Anuário de Competitividade Mundial”, do IMD, e do “Relatório Global de Competitividade”, do Fórum Econômico Mundial.

“O estudo mostra que a cada 10% de investimento em digitalização nas empresas há um crescimento de 0,75% no PIB e aumento de 1% na taxa de emprego”, diz Paulo Stark, presidente da Siemens Brasil. Segundo o executivo, a digitalização tem potencial para duplicar ou triplicar a produtividade brasileira. “E nós temos uma oportunidade histórica para dar um grande salto em nosso desenvolvimento econômico.”

Dos 250 entrevistados na pesquisa, 85% concordam que a digitalização aumenta a produtividade, com utilização mais eficiente dos recursos, tomada de decisão e eficiência energética; 72% afirmam que o processo de digitalização está “bem avançado” em suas empresas; e 73% das decisões sobre estratégia digital são tomadas na área de TI, contra 23% na área de Controle; 17% em Automação; 14% em Processos; e 14% em Gerenciamento de Dados.

No entanto, a pesquisa também mostrou que a maioria ainda desconhece os caminhos para adoção de tecnologias digitais: 71% dos entrevistados admitiram que não sabem como implantar em suas empresas. “Não há uma visão clara sobre os resultados e nem de como utilizar a digitalização de forma produtiva”, explica o professor Carlos Arruda, reitor adjunto da Fundação Dom Cabral e coordenador, no Brasil, dos estudos.

Para informações detalhadas sobre as pesquisas, clique aqui.

FONTE: Computer World