Novos chips transmitem vídeo sem fio 5X mais rápido


11 de maio de 2015

15Na semana passada, a Intel anunciou o lançamento oficial no Brasil de sua nova geração de processadores Core vPro, que entre outros avanços permitirão a transmissão de conteúdos de vídeo em alta definição entre dispositivos sem fio. Segundo a empresa, ainda este ano devem chegar ao mercado notebooks, tablets e PCs que utilizam esses chips.

Exibidos pela primeira vez na IFA, em setembro passado, aparelhos com processador vPro são mais leves e econômicos, permitindo o uso contínuo com menor consumo de energia. A empresa está promovendo a ampliação do conceito de dock-station, com as tecnologias WiGig e Wi-Di, ambas derivadas do Wi-Fi tradicional, funcionando em conjunto.

A primeira – também conhecida como “Wi-Fi ad” – utiliza a faixa de frequências de 60GHz para transmitir até 7 Gigabits por segundo, cerca de cinco vezes mais alta que a do padrão “Wi-Fi ac”; Wi-Di funciona de modo semelhante à NFC (Near-field Communication), em que os dados são transferidos simplesmente aproximando um aparelho de outro.

Em suas demonstrações em diversos países, a Intel vem enfatizando que a comunicação sem fio é uma tendência irreversível. Um notebook WiGig, por exemplo, teria capacidade de transmitir sinal de vídeo Full-HD até a dois monitores ao mesmo tempo; seria possível comandar também uma impressora sem fio utilizando a mesma conexão, ou trocar dados entre um PC e um tablet – desde que todos sejam compatíveis com WiGig.
Fonte: Intel