Nova atualização do HDMI inclui mais cores e contraste


14 de maio de 2015

Foi anunciada oficialmente a atualização 2.0a do padrão de conexões HDMI. Segundo o HDMI Forum, órgão internacional que coordena pesquisas e produção de aparelhos com esse conector, a partir do segundo semestre a nova versão começará a ser utilizada pelos fabricantes.

O objetivo é permitir o uso mais intensivo do formato de gravação digital HDR (High Dynamic Range), desenvolvido para a distribuição de conteúdos em ultra-alta definição (4K e 8K). Conteúdos gravados com HDR apresentam performance superior de cores e contraste e podem ser transmitidos até para dispositivos portáteis, como smartphones, tablets e câmeras, que geralmente utilizam o conector HDMI-MHL (Mobile High-Definition Link); veja neste vídeo.

“HDR será o padrão nos próximos anos, e por isso tínhamos que referendá-lo o quanto antes”, diz Robert Blanchard, presidente do HDMI Forum. “A partir de agora, as mais de 800 empresas em todo mundo que utilizam HDMI não precisarão se preocupar com a interoperabilidade dos aparelhos.”

A especificação HDMI 2.0a segue ainda uma nova norma divulgada em janeiro pela CEA (Consumer Electronics Association), que criou uma extensão para inclusão de metadados nos conteúdos com HDR. Filmes, shows e séries de TV lançados com esse padrão de cores e contraste deverão obrigatoriamente seguir a norma. Isso é necessário porque os TVs UHD atuais não conseguem detectar os metadados nesse tipo de arquivo.

A CEA informou também que os fabricantes deverão providenciar as atualizações para quem já possui um aparelho com HDMI 2.0.
Fonte: HDTV Test