Chinesa Wulian quer investir em IoT no Brasil


13 de maio de 2015

Presente à 2a. edição da InfoComm Brasil, o grupo chinês Wulian está iniciando atividades no país com uma visão de longo prazo. A grande aposta está nas tecnologias de conexão conhecidas pela sigla IoT (Internet das Coisas, em inglês). Com o nome original de Nanjing IoT Sensor Technology, o grupo, baseado em Shangai, é um dos maiores fabricantes mundiais de sensores e de produtos eletroeletrônicos sem fio.

“Sempre que falamos em investimento, o Brasil aparece entre os principais mercados a ser explorados”, diz Juston Zhu, vice-presidente da Wulian. “Posso dizer que para nós, hoje, é um mercado quase tão importante quanto o chinês. Mesmo considerando que a economia não vai muito bem atualmente, acreditamos no potencial de crescimento, inclusive no setor de automação.”

Segundo Zhu, nos próximos anos haverá um enorme avanço nas tecnologias de conexão, e a Wulian, que já fornece itens para diversos fabricantes, inclusive brasileiros, acha que tem uma enorme contribuição a dar para isso. “Os aparelhos vão ficar cada vez mais conectáveis”, prevê o executivo. “Com isso, as redes terão de ser mais inteligentes, com os dados sendo analisados instantaneamente e o usuário tendo acesso em qualquer lugar e a qualquer hora. Isso abre grandes oportunidades para um grupo como o nosso, que já é líder em soluções sem fio.”

Ainda de acordo com Zhu, a Wulian – que montou recentemente uma unidade brasileira – já estuda até a possibilidade de produzir localmente. “Sabemos que a longo prazo não faz sentido pensarmos apenas em importar. Estamos abertos a colaborar com empresas brasileiras já existentes e também estudamos instalar fábricas aqui. Aliás, mesmo produzindo milhares de itens, sabemos que muitos produtos precisam ser adaptados ao usuário brasileiro. Como já fornecemos a várias delas, essa cooperação será muito importante.”

Para conhecer mais a Wulian, acesse o site oficial da empresa em português.