AVIXA DEFINE NORMAS PARA FABRICAÇÃO E MONTAGEM DE RACKS


18 de outubro de 2018

Em mais uma iniciativa para regulamentar o segmento de projetos profissionais de áudio e vídeo, a AVIXA anunciou em setembro as especificações de seu primeiro padrão para design, fabricação e montagem de racks. A nova Norma tem sido uma frequente reivindicação dos profissionais de projeto e instalação, segundo Timothy Troast, coordenador do grupo de estudos que apresentou o documento.

Com o título Rack Building for Audiovisual Systems (F502.01:2018), a Norma detalha requisitos para os fabricantes de racks usados na instalação de equipamentos AV. As especificações cobrem desde o desenho e fabricação dos acessórios até a montagem correta e a passagem dos cabos de conexão. Segundo a AVIXA, este são os pontos principais da Norma:

– Montagem de racks para equipamentos AV e acessórios opcionais em instalações single-rack e multi-rack

– Montagem e fixação de equipamentos AV com e sem rack

– Gerenciamento de cabos e conectores, incluindo planejamento, posicionamento, enlace e separação de cabos de conexão e cabos de força, tanto na entrada quanto dentro dos racks.

– Acabamento da instalação, incluindo limpeza e identificação de módulos e cabos, além do acabamento do rack em si.

A Norma F502.01:2018 estabelece ainda aspectos que devem ser observados ainda durante a fase de desenho dos racks e implementadas de acordo com toda a documentação do projeto. Mas não aborda questões relacionadas ao projeto em si, que devem ser analisadas antes da fabricação dos racks.

A AVIXA informou ainda que está em preparação uma Norma complementar, a ser divulgada em 2019, chamada AV Rack Design, que terá especificações sobre planejamento do uso de racks e layout dos equipamentos numa instalação.

Para saber mais detalhes sobre a nova Norma, acesse a seção da standards da AVIXA, neste link.

FONTE: AVIXA

Veja também:

O QUE É IMPORTANTE (MESMO) AO MONTAR UMA REDE AV SOBRE IP
SUELY DE JESUS, A ÚNICA MULHER BRASILEIRA COM CERTIFICAÇÃO CTS
AVIXA DÁ TREINAMENTO SOBRE CÁLCULOS DE VISUALIZAÇÃO DE IMAGEM
AAT DESENVOLVE LINHA PROFISSIONAL DE CONDICIONADORES DE ENERGIA