PESQUISA MOSTRA TRANSFORMAÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO


18 de setembro de 2018

Um dos maiores fabricantes mundiais de equipamentos e acessórios de telecom, a Plantronics decidiu fazer uma pesquisa sobre as mudanças que a tecnologia vem provocando nos espaços de trabalho. Colaboração, mobilidade e produtividade são alguns dos temas abordados no levantamento, encomendado à empresa especializada Factworks, com sede na Alemanha. Foram ouvidas mais de 4 mil pessoas em oito países: Brasil, Alemanha, EUA, França, Suécia, Índia, China e México. Em março último, a Plantronics anunciou a compra da americana Polycom, líder no segmento de videoconferência (veja aqui os detalhes).

Na análise dos dados apurados, os pesquisadores apontaram cinco grupos de profissionais (personas) entre os Millenials, nascidos a partir de 1990 e considerados os principais usuários de tecnologia no trabalho. Somados, esses grupos representam mais de 80% dos que trabalham nas empresas atualmente. No relatório sobre a pesquisa, essas cinco personas foram definidas como:

*Comunicador do escritório é alguém que se comunica bastante interna e externamente e tem pontos problemáticos bem específicos. Perfil corresponde a 12% dos entrevistados;

*Colaborador do escritório é alguém que tem um estilo de trabalho um pouco mais variado e em vários dispositivos. Esse perfil corresponde a 21% dos entrevistados;

*Profissional flexível trabalha em vários locais diferentes, frequentemente em casa. Esse grupo representou 23% dos entrevistados;

*Profissional “da estrada” é altamente móvel. Embora sejam apenas 8% dos entrevistados, utilizam muito as tecnologias de comunicação pois precisam estar sempre conectados;

*Executivo conectado viaja bastante, é muito valorizado pela organização e, portanto, as empresas se preocupam em estimular sua produtividade. Representam 18% dos entrevistados.

 

Dispositivos e ambientes de comunicação

Segundo Vera Thomaz, diretora da Plantronics do Brasil, integrantes dos dois primeiros grupos permanecem 100% do tempo dentro da empresa, representando 33% dos funcionários. A pesquisa levantou detalhes sobre como cada grupo utiliza os dispositivos de comunicação, concluindo que, em média, são sete os aparelhos mais usados, entre smartphones, tablets, headsets, telefones de mesa, PCs etc.

comunicador do escritório, por exemplo, depende bastante de e-mail, correio de voz e chamadas telefônicas. Prefere os modos de comunicação tradicionais e utiliza telefone fixo em 80% das vezes, e apenas 10% o smartphone. Já o colaborador do escritório tem muita familiaridade com tecnologia e é fã de aplicativos de colaboração. Alterna entre dispositivos conforme o necessário e geralmente usa música para isolar o ruído ambiente dos colegas de escritório. Trabalho o tempo todo em sua mesa individual, usando telefone fixo (66% do tempo) e smartphone (18%); 35% deles disse usar fones de ouvido para chamadas de trabalho.

 

A maior parte da comunicação

ainda é feita através de telefones fixos.

E são muitos os que preferem

as formas tradicionais de colaboração.

 

Os outros grupos são os que mais utilizam dispositivos de comunicação variados em seu dia a dia. No caso do profissional flexível, são oito dispositivos, em média, com o smartphone ocupando 30% do tempo; 43% adotam fones para chamadas profissionais.

Esses percentuais crescem entre os profissionais da estrada, que nunca ficam off-line. Smartphone e computador são suas ferramentas de trabalho mais críticas. Gosta de se comunicar por bate-papo e vídeo, mas, quando em trânsito, precisam ficar conectados. Seus ambientes de comunicação são 48% em uma mesa individual, 17% em outros locais do escritório e 33% viajando ou em trânsito.

 

Queixas dos profissionais

As principais queixas dos colaboradores são sobre distrações frequentes no ambiente de trabalho. “O que é nativo para um grupo de pessoas pode ser inadequado para outras”, afirma Vera Thomaz. “Este conceito aberto traz dificuldade de concentração, uma vez que todos podem interagir com todos”.

Outro dado interessante é que a maioria dos entrevistados alegou que são afetados por ruídos no ambiente de trabalho. Executivos conectados (69%) e Colavoradores do escritório (68%) foram os que mais citaram esse problema, queixando-se de distração, perda de tempo e falta de privacidade. Entre os Profissionais da estrada, 51% reclamaram do ruído ambiente e 26% ressaltaram a dificuldade para acessar remotamente arquivos da empresa.

 

Conclusões

Segundo a Plantronics, o espaço de trabalho flexível estimula a comunicação, a colaboração, a criatividade e o compartilhamento de ideias. A ideia de cada um ter seu próprio escritório particular está se tornando cada vez menos popular. Muitas dessas salas particulares estão sendo convertidas em salas improvisadas, em que até cinco pessoas podem ter uma conversa rápida e não programada.

“Os ambientes de escritório aberto, em que as pessoas trabalham juntas e colaboram em tempo real, são realmente a grande tendência”, analisa Vera Thomaz. “Vemos muitos espaços ou salas de reunião em que a tecnologia pode facilitar o uso de vídeo e permitir a incorporação de pessoas em chamadas remotas. Para garantir a colaboração no nível máximo, é importante encontrar os dispositivos certos para cada estilo de trabalhador”.

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