AVIXA LANÇA NORMA TÉCNICA DE ILUMINAÇÃO PARA VIDEOCONFERÊNCIA


3 de julho de 2018

Em parceria com a IES (Illuminating Engineering Society), entidade centenária do segmento, a AVIXA anunciou nesta segunda-feira o lançamento de um novo padrão ANSI para iluminação de ambientes de videoconferência. As diretrizes indicam parâmetros luminotécnicos e critérios de análise de performance em salas de pequeno e médio porte onde sejam usados displays e câmeras para reuniões virtuais.

O padrão identificado como RP-38-17 foi desenvolvido por técnicos em luminotécnica da IES, em conjunto por especialistas em videoconferência da AVIXA, e homologado pelo ANSI (American National Standards Institute), órgão máximo dos EUA no setor. Embora tenha sido pensado para salas entre 3 e 25 assentos, as entidades informaram que os princípios do novo padrão podem ser aplicados também a outros espaços.

“A iluminação tem grande impacto na experiência do usuário numa videoconferência”, explica Ann Brigida, diretora de Padrões da AVIXA. “O objetivo é criar ambientações que melhorem essa forma de comunicação”. Segundo as entidades, as novas normas permitem a medição dos sistemas de iluminação em três critérios fundamentais:

– Mínima iluminação exigida para ótima visualização dos displays, dos apresentadores e da área de trabalho;

– Otimização da luz para as câmeras, melhorando a qualidade da imagem transmitida;

– Melhoria da comunicação, com mais conforto e produtividade.

O nome oficial do novo padrão é ANSI/IES/AVIXA RP-38-17 (Recommended Practice for Lighting Performance for Small to Medium Sized Videoconferencing Rooms) e pode ser solicitado, em formato PDF, através deste link.