SISTEMAS DE APRESENTAÇÃO SEM FIO GANHAM CADA VEZ MAIS MERCADO


9 de abril de 2018

DA FUTURESOURCE*

De acordo com um novo relatório da Futuresource Consulting, a forte demanda nos setores corporativo e educacional vem impulsionando as vendas de soluções para apresentação sem fio (WPS) em níveis inéditos. No entanto, desafios significativas permanecem para as marcas presentes nesse segmento.

O relatório Wireless Presentation Solutions Global Market revela que as vendas de WPS cresceram 35% entre 2016 e 2017, somando mais de US$ 480 milhões. Esses produtos, analisados como parte do mercado geral de soluções para colaboração em reuniões em salas de aula, tem previsão de expansão maior ainda a curto prazo.

“As oportunidades nesse setor são imensas”, comenta Anthony Brennan, analista da Futuresource. “Há uma demanda crescente entre usuários corporativos e educacionais, que buscam aumentar o compartilhamento de conteúdos a partir de dispositivos móveis para uma tela principal. Só que a evolução das demandas dos usuários finais e a entrada de novas marcas traz uma ameaça aos fabricantes já estabelecidos”.

O segmento de produtos dedicados a WPS, hoje liderado pela Barco com a solução ClickShare, deve crescer em torno de 16%, em média, até 2022. Mas a maior parte das marcas atuais começa a enfrentar a concorrência de produtos que permitem o compartilhamento sem fio das telas. Além disso, a longo prazo a adoção de soluções baseadas em software deve afetar as vendas dos equipamentos utilizados atualmente.

A Futuresource prevê que essa competição entre categorias de produtos será cada vez maior nos próximos anos, com a chegada de novas marcas. Apesar disso, no médio prazo as perspectivas para soluções de hardware dedicadas continuam positivas, especialmente na Europa e na América do Norte, onde se concentram os maiores volumes de venda.

Nesse aspecto, a China representa uma anomalia em relação ao resto do mundo. O mercado chinês é dominado por empresas locais, e marcas internacionais encontram sérias dificuldades em ganhar espaço. O surgimento de soluções de baixo custo vindas da China coloca pressão ainda maior nas empresas que atuam nesse emergente segmento de mercado.

O novo relatório da Futuresource dimensiona os mercados internacionais de WPS, com informações detalhadas sobre tamanho em cada região, análises das marcas e previsão de desempenho dos equipamentos de apresentação sem fio no setor B2B. O relatório também indica as previsões de crescimento das várias tecnologias que competem nessa área, com análises específicas sobre a tendência de WPS baseado em software.

Também foram pesquisadas as tendências de integração dos produtos de apresentação sem fio com outros equipamentos usados em salas de aula e de reunião. E há ainda dados sobre a produção de cada fabricante e perfis das principais marcas.

*FONTE: AV Network – Resumo do relatório anual da consultoria Futuresource, baseada em Londres. Os dados completos podem ser adquiridos aqui.