HDMI 2.1 JÁ CHEGOU. MAS ADOÇÃO NO MERCADO SERÁ LENTA


23 de abril de 2018

Por Jeff Boccaccio*

Já faz mais de um ano que foi anunciada a revisão 2.1 do padrão HDMI, com sua incrível interface de transmissão de 48 Gigabits por segundo. E, no entanto, somente agora começam a sair das fábricas os primeiros produtos com esse conector. De fato, o ganho de capacidade (sa versão 2.0 atual comporta 18Gbps) é extraordinário. E, embora muita gente esteja apontando anomalias em suas redes, a verdade é que a nova especificação introduz uma série de oportunidades em 4K@120Hz, 8K@60Hz, 10K, eARC e uma lista infindável de configurações.

Já soubemos de fabricantes lançando conectores para HDMI 2.1 com melhor resposta. Mas, é claro, há receio quanto às limitações que irão surgir quando tivermos cabos 48Gbps. O detalhe aqui é que, embora a especificação tenha sido oficializada, isso não significa que produtos compatíveis possam ser anunciados e vendidos. Antes, eles precisam passar por um processo de certificação junto à HDMI Alliance, e isso só acontecerá depois dos testes CTS (certified test specification), previstos para o final deste ano.

Vamos examinar a questão sob um ângulo diferente. Vocês verão que o aumento na taxa de transferência será, sim, um problema; mas haverá tempo de sobra para todos se adaptarem. Pensem nisto: a versão 2.0 do HDMI foi lançada em setembro de 2013. Só que, olhando em retrospecto, somente nos últimos seis meses é que o padrão 4K de 18Gbps ganhou adoção mais agressiva.

Essa demora, a meu ver, deve-se ao fato do HDMI Group não ter tomado a iniciativa de se antecipar e explicar que HDMI 2.0 seria uma solução “4K low-end”, e não o verdadeiro 4K60 que exige toda a banda de 18Gbps. Nunca houve a confirmação oficial de que não seriam possíveis as transmissões desse porte, coisa que só aconteceu com a chegada da codificação HDR.

No entanto, a revisão 2.1 está chegando e algumas empresas importantes do mercado dizem que sua adoção será rápida. Mas isso pode levar anos. E provavelmente não será necessária outra versão do HDMI pelos próximos dez anos!

Do ponto de vista mercadológico, uma expansão controlada da versão 2.1 será melhor para todo mundo – menos o pessoal de testes e medições. Para poder efetivamente testar produtos nesse padrão, teremos que ver os testes CTS, que por sua vez talvez exijam novos instrumentos de medição. Terão que ser testes pra valer, ocupando mesmo toda a banda de 48Gbps de uma vez.

Entre o pessoal mais experiente da indústria, há poucas dúvidas de que essa expansão será lenta e gradual, com o aumento progressivo da banda. Temos hoje 5.98Gbps por canal, ou 18Gbps com três canais combinados. Um bom palpite é que serão feitas expansões em estágios de 8, 10, 12Gbps por canal, usando quatro canais, e não três. O canal clock será eliminado e convertido numa faixa adicional de vídeo de alta velocidade.

*O autor é proprietário da empresa de projetos DPL Labs, na Flórida. O artigo foi publicado originalmente no site Commercial Integrador. Clique aqui para ver na íntegra