SISTEMA HDMI VIA IP AVANÇADO 4K DA ATEN


19 de março de 2018

Distribuída no Brasil pela Discabos, a marca taiwanesa ATEN é conhecida em vários países pela enorme diversidade de soluções em dispositivos e acessórios para redes de áudio e vídeo. Lançado no Brasil no início do ano, o sistema HDMI via IP avançado 4K (mod. VE8900) traz como um de seus principais diferenciais a possibilidade de dispensar um servidor para trafegar sinais de áudio e vídeo pela rede IP.

Segundo o fabricante, essa solução permite utilizar múltiplos módulos transmissores e receptores para trafegar sinal 4K via cabo Cat5E. De acordo com a banda disponível na rede, é possível levar o sinal de uma fonte para vários receptores (SPLIT), de várias fontes para um único receptor (SWITCH) ou de várias fontes para vários receptores (MATRIZ).

Como receptores, podem ser usados quaisquer tipos de display, como TVs, monitores ou projetores; todos se integram pela função EDID EXPERT, que seleciona automaticamente a melhor resolução de vídeo para cada tela. Outra conveniência interessante é o recurso de extração de áudio a partir da conexão original HDMI: o sinal de áudio pode ser enviado separadamente por uma conexão dedicada.

A instalação do sistema é fácil, ainda de acordo com a ATEN, permitindo controlar apenas acionando os botões e leds dos painéis frontais ou via interface gráfica ativada no navegador de internet. Uma das aplicações recomendadas é a exibição de conteúdos em videowall: o VE8900 pode gerenciar até 64 telas independentes em configuração 8×8, com o recurso Seamless Switch, que permite a troca de cenários sem perder o sinal na tela.

Para mais detalhes sobre essa solução, clique aqui.