LUTRON DEMONSTRA SIMULADOR DE LUZ NATURAL DIURNA E NOTURNA


8 de fevereiro de 2018

Aproveitando a edição 2018 da ISE (Integrated Systemas Europe), que acontece esta semana em Amsterdã, a Lutron está demonstrando um novo sistema de controle para iluminação automatizada. Informalmente chamada High-Fidelity Lighting (“iluminação de alta fidelidade”), a inovação permite simular as variações da luz natural dentro de um ambiente fechado.

“Criamos um sistema de dois canais de controle”, explica Sam Woodward, diretor da empresa. “Um canal regula a temperatura de cor e outro, a intensidade luminosa. O sistema aciona os dois canais ao mesmo tempo, buscando a variação mais interessante a cada situação. É uma tremenda evolução em relação aos dimmers tradicionais”.

Segundo Woodward, essa solução é baseada no conceito HCL (Human-Centric Lighting), já conhecido há cerca de uma década, que analisa a influência da luz sobre o cérebro humano. Controlar as variações luminosas é essencial, diz os especialistas, para manter o foco e a produtividade nas atividades diárias (luz mais fria), além de garantir boas horas de sono e relaxamento (luz mais quente).

O sistema da Lutron permite programar as variações de luz, chegando à máxima intensidade no início da tarde e depois reduzindo gradativamente até a noite. Ainda de acordo com Woodward, tradicionalmente essas regulagens são feitas em separado, mas como uma interfere na outra os resultados obtidos não são satisfatórios. “Agora, nos ambientes corporativos, é possível atingir os níveis ideais de iluminação para cada atividade”, garante ele.