ENTREVISTA COM O PRIMEIRO ASSOCIADO “GOLD” DA AVIXA NO BRASIL


26 de fevereiro de 2018

Dois dos maiores integradores de AV do país, Solutione e Eletro Equip, ambos associados da AVIXA, decidiram juntar suas capacidades em uma fusão inédita no Brasil. Para culminar sua decisão, eles assumiram a afiliação ao nível GOLD da AVIXA, sendo a primeira empresa na América Latina a atingir um nível tão elevado. Conversamos com Odair Tremante, Diretor de Vendas e Marketing da nova empresa formada, que explicou o valor que a empresa vê ao se tornar membro Gold da AVIXA:

AVIXA: Sr. Tremante, como você começou na indústria de AV?

Odair Tremante: Trabalhei por 6 anos na Siemens na área de videoconferência e depois 4 anos com o PictureTel/Polycom. Saí da Polycom em 2003 para juntar-me à Solutione e com o Ricardo Durão, CTS, fazer o movimento da empresa em direção ao mercado AV. Agora, já temos 15 anos na Solutione, onde eu liderava as áreas de vendas e marketing e o Ricardo Durão atuava como CTO. A Eletro Equip começou em 1971 na área de Broadcast e saltou para o negócio de AV no meio de sua história, sob a direção de Claudio Younis, tornando-se um dos atores mais relevantes neste mercado, mantendo sua excelência e a capacidade de entregar projetos complexos acima o padrão do mercado.

AVIXA: Como é a indústria AV no Brasil?

OT: Qualquer indústria de tecnologia no Brasil é sempre um desafio devido ao alto nível de impostos e à complexidade para lidar com soluções importadas, fabricantes e todas as regras fiscais complexas, e também devido à taxa de câmbio do dólar sempre alta. Além disso, temos tido muitas questões políticas e econômicas em desenvolvimento nos últimos anos. No momento, compartilhamos a crença de que as coisas estão se tornando mais estáveis, a economia começa a dar alguns sinais de recuperação e esperamos uma boa temporada. O mercado manteve-se congelado por muitos anos e precisa reagir para realizar todo o progresso internacional que tivemos nesse período.

AVIXA: O que você mais gosta sobre seu trabalho?

OT: Trabalhar sempre para diferenciar-nos de todos os outros é algo que me mantém motivado todos os dias! Nós entendemos que a AVIXA é um dos recursos mais importantes em nossa indústria e que não estávamos usando a AVIXA na sua capacidade e disponibilidade completas. Então, depois de nos juntarmos à Eletro Equip, decidimos que era hora de procurar padronização global, ter todos os nossos engenheiros certificados com AVIXA e, com isso, refletir todos esses benefícios em nossos clientes. É muito comum ver os clientes não tão bem assistidos. Essa é uma boa razão pela qual sempre manteremos a nossa certificação, padrões globais e treinamentos de fabricação. A AVIXA possui uma enorme quantidade de informações tecnológicas para levar todas as nossas equipes juntas à mesma página de conhecimento de forma rápida e eficiente.

AVIXA: Existe um projeto particular que você gostaria de nos compartilhar?

OT: Durante os últimos anos, entregamos muitos projetos importantes e uma boa parte deles é mantida por técnicos no local hoje em dia. Isso foi possível devido ao investimento em treinamentos AV e um bom plano para a estratégia da empresa. Um dos projetos mais importantes que podemos mencionar é o Centro de Inovação da Accenture Brasil, localizado em Recife, que foi concluído em 2017, o que nos deu o “Melhor Prêmio AV em América Latina” pela revista AVI Latinoamérica.

AVIXA: Por que a participação na AVIXA é importante para sua empresa?

OT: Nossa empresa se concentra em clientes globais e, por isso, devemos fornecer-lhes o mesmo nível de experiência e qualidade que eles têm nos EUA e na Europa. A AVIXA nos fornece um nível padrão de informação que nos ajuda a entender e a entregar sem diferenças em todo o mundo. À medida que avançamos para a nossa recente fusão, mais e mais clientes globais são naturalmente potenciais clientes a serem atendidos e estar preparados com as habilidades que eles esperam é um passo muito importante no ciclo de vendas.

AVIXA: E para você pessoalmente?

OT: A AVIXA promove muitos eventos locais, webinars e informações que nos trazem as mais recentes tecnologias disponíveis e as tendências do mercado para que possamos estar sempre preparados para os novos desafios. Nós sempre observamos todos os eventos porque eles são uma boa chance de estarmos rapidamente atualizados!

AVIXA: Por que sua empresa decidiu se tornar um associado Gold da AVIXA?

OT: As tecnologias de clientes estão se tornando cada vez mais desafiadoras hoje em dia. Estamos vendo muitas mudanças neste mundo e para poder acompanhar as tendências e os avanços tecnológicos, devemos ter as melhores pessoas e melhores práticas. Ao ser um associado Gold da AVIXA, não só temos acesso a treinamento especial que nos orienta por esse caminho, mas também podemos conseguir alguns pré-requisitos em termos de certificação, habilidades e outras capacidades técnicas que nos ajudam a aumentar nossa qualidade de entrega e a melhorar nossos processos.