FEIRA DE LAS VEGAS MOSTRA TENDÊNCIAS EM DISPLAYS E AUTOMAÇÃO


10 de janeiro de 2018

Por Julio Cohen, de Las VegasComo já se tornou tradição, o ano começa para os profissionais de tecnologia com a CES, maior feira internacional de equipamentos e soluções para consumo, realizada sempre em Las Vegas. Este ano, a Feira ampliou seu leque de segmentos, com um total de 24 pavilhões espalhados pela cidade (oito espaços de demonstração foram montados dentro de hotéis).

Pelo que vimos até agora, os principais destaques para o segmento corporativo são as novas parcerias visando a integração entre Pro AV e automação, e a nova geração de displays introduzindo soluções em resolução 8K. Esta, com 16 vezes mais pixels que a atual Full-HD, começou a ser usada no ano passado no Japão, como preparativo para a Olimpíada de 2020, quando terá seu lançamento oficial. Mas alguns fabricantes se antecipam e já anunciam para este ano o lançamento de displays, câmeras e projetores 8K.

Por enquanto, a tendência imediata é a adoção mesmo do 4K. Pesquisa divulgada aqui na CES pela consultoria Research and Markets revela que essa tecnologia irá crescer 20% nos próximos quatro anos (média de 5% ao ano), com o uso cada vez mais intensivo nos segmentos de entretenimento, medicina e segurança. Fabricantes chinesas tendem a impulsionar esse crescimento.

Já em automação, a grande tendência é o uso da Inteligência Artificial, representada pela sigla AI (Artificial Intelligence). O apelo é tão forte que a CES criou uma área exclusiva (AI Marketplace) para demonstrar soluções com essa tecnologia, inclusive incentivando startups a apresentar seus protótipos. Empresas como Yamaha, Baidu e Horizon Robotics estão presentes. Além disso, há espaços determinados para Realidade Virtual (VR), Saúde e Bem Estar, Drones, Cidades Inteligentes e redes baseadas em IoT (Internet das Coisas).

Mais do que em toda a história da CES (que começou em 1967), podemos ver este ano grandes estandes de empresas como IBM, Cisco, Google, NVidia, Intel, Huawei, Hyundai, AMD, Toshiba, Samsung e outras; em todos esses espaços, profissionais do mercado assistem a demos sobre Inteligência Artificial e sua integração com aplicações corporativas ou de uso público.

Para quem quiser acompanhar melhor essas e outras novidades da CES, sugerimos visitar o site hometheater.com.br, onde postamos textos, entrevistas, fotos e vídeos sobre o evento.