AV SOBRE IP: ESTUDO PREVÊ FORTE EXPANSÃO EM 2018


15 de dezembro de 2017

Um estudo divulgado esta semana pela consultoria britânica Futuresource confirma o que muitos especialistas já alertavam: as redes de áudio e vídeo sobre internet (AVoIP) deverão ter forte crescimento a partir de 2018. Num evento reunindo membros da SDVoE Alliance, no Canadá, foram apresentados novos dados sobre a expansão dessa tecnologia, que deverá substituir aos poucos as atuais infraestruturas de rede baseadas em cabos e matrizes convencionais.

“Ainda estamos num estágio de early-adopters”, comentou Ben Davies, pesquisador da Futuresource, diante da plateia formada por executivos da indústria. Segundo ele, em 2016 somente 5% das redes corporativas utilizavam AVoIP. “Mas estamos notando um avanço rápido em verticais como educação, saúde, entretenimento, varejo, segurança, governo, igrejas e aplicações militares”, disse Davies, citando números de sua pesquisa. As vendas no segmento aumentaram 130% em 2017.

O pesquisador reforçou que essa tecnologia tem a vantagem de oferecer latência zero, ou próxima de zero, e importantes reduções no custo de instalação das redes. No entanto, muitos profissionais ainda sentem falta de melhor padronização nos sistemas, alertou.

A SDVoE Alliance defende a adoção da tecnologia em contraposição a outras soluções, como HDBaseT. A entidade anunciou que durante a ISE, feira que acontecerá em Amsterdã em fevereiro, irá apresentar novas normas para empresas que queiram adotar o padrão SDVoE (Software-defined Video over Ethernet).

Fonte: Commercial Integrator