AUTOMAÇÃO CORPORATIVA: APLICAÇÃO E VANTAGENS


11 de dezembro de 2017

A tecnologia torna nossas atividades mais fáceis. De um simples controle remoto para ligar e desligar equipamentos a robôs que fazem tarefas complexas, o dia a dia ganha mais agilidade e até precisão com ela. Isso ocorre tanto no ambiente doméstico quanto no corporativo.

Imagine, por exemplo, chegar ao escritório e, ao toque de um botão, ter a sala do jeito que você gosta: as cortinas abertas para o sol entrar, as luzes direcionais iluminando determinadas áreas e o ar-condicionado funcionando na temperatura ideal. Na saída, outro toque no botão e tudo é desligado automaticamente.

Assim, a tecnologia trabalha a seu favor, deixando o ambiente confortável enquanto você está lá, mas sem o risco de esquecer algo ligado ao sair e ter custos desnecessários. É assim que funciona a automação corporativa. Venha conhecer as suas vantagens e possibilidades!

O que é, afinal, a automação corporativa?

É o controle automatizado dos recursos tecnológicos de um recinto para torná-lo mais funcional. Com ela, fica mais fácil manipular os dispositivos (equipamentos de áudio, vídeo, iluminação, ar-condicionado e outros) usados no ambiente corporativo no dia a dia.

Isso é feito por sistemas inteligentes e pode incluir, ainda, itens de segurança (como o controle de alarmes de qualquer lugar da empresa e a integração dos sistemas de câmeras de vigilância), com a possibilidade de acesso em tempo real.

Todo o sistema pode ser controlado com apenas um toque em um smartphone, tablet ou interruptores inteligentes. E se for esquecido ligado, não tem problema: ele pode ser controlado a distância pela internet.

Outra possibilidade é programá-lo para que faça atividades agendadas, com dias e horários definidos, ou mesmo para que execute tarefas automáticas, acionadas com base em acontecimentos captados pelos sensores (um movimento pode acender uma lâmpada, por exemplo).

Quais as suas vantagens?

Um dos maiores impactos da automação corporativa aparece na conta de luz, já que há um controle efetivo do seu uso com uma consequente redução de gastos. Essa não é, porém, a única vantagem. Confira, a seguir, mais alguns benefícios trazidos por ela:

Segurança

Detectores de fumaça, inundação e vazamento contribuem diretamente para a segurança de um ambiente: quando são acionados é o primeiro indício de problemas. Se forem descobertos antecipadamente, permitem que se tomem providências para evitar acidentes. Por esse motivo, tê-los automatizados é ainda melhor.

Praticidade

Ter todos os controles à mão, ao alcance de um toque na tela do celular, torna o relacionamento com a tecnologia mais fluido, ágil e prático. Assim, a rotina de trabalho não sofre impacto desses pequenos detalhes.

Sofisticação

Com um ambiente moderno, a empresa se mostra sofisticada e preparada para adotar tendências. Assim, além do benefício funcional da solução, a imagem da companhia é afetada positivamente a partir da implantação desse tipo de tecnologia.

Produtividade

Como as tarefas são feitas de forma automática, tornam-se mais rápidas. Além disso, é possível determinar qual a iluminação ideal e a temperatura mais confortável para que a equipe trabalhe melhor e tenha a maior produtividade possível.

Sustentabilidade

Com a redução nos gastos com recursos como luz e água, a empresa colabora para a proteção do meio ambiente.

Em resumo, a automação corporativa é útil para empreendimentos de todos os portes e segmentos. Trata-se, portanto, de um investimento que valoriza o negócio.

Se você gostou deste artigo sobre automação corporativa, venha conhecer melhor o conceito de huddle room e veja também a Landing Page da RTI na qual a Dealer é distribuidora exclusiva para o Brasil e América Latina!