EXTENSORES 4K DA ABSOLUTE TAMBÉM INCLUEM ÁUDIO DOLBY ATMOS


25 de outubro de 2017

Ao expandir sua linha de soluções para uso corporativo, a fabricante brasileira Absolute Acoustics criou novos diferenciais para projetos de médio e grande porte. A linha de extensores HDMI NDS agora se divide em quatro séries de kits (transmissor-receptor) que, além do processamento de vídeo em 4K, inclui também áudio Dolby Atmos e DTS:X.

Esses dois padrões se baseiam no conceito de “áudio-objeto”: determinados detalhes acústicos são codificados na trilha de áudio para ampliar a sensação de envolvimento do espectador. Para isso, o projeto exige a instalação de caixas acústicas no teto, que dispersam as ondas sonoras pela área mais alta do ambiente, literalmente “sobre as cabeças” da plateia. O efeito também pode ser obtido adaptando módulos D.Atmos em determinados tipos de caixas acústicas.

Depois de lançar, no ano passado, a série NDS-370HD, primeira compatível com sinais 4K ( veja aqui mais detalhes), a Absolute desenvolveu outras três séries de extensores com essa capacidade: 570HD, 870HD e 970HD. Todas servem para ampliar a capacidade de uma rede de áudio/vídeo preservando a integridade dos sinais originais. Utilizam o padrão de conexão HDBaseT, que permite simplificar a instalação utilizando apenas um cabo: este trafega áudio, vídeo, sinais de controle e também alimentação elétrica de baixa voltagem, quando for o caso.

Os módulos TX e RX, nas três séries, possuem conexão para RS232 (para dispositivos de streaming e controle) e portas extensoras de entrada e saída de sinal de infravermelho (IR) bidirecionais. Trabalhando com sinal 4K, pode-se estender a ligação até a distância de 70m; para sinais Full-HD (1080p), a extensão chega a 100m com um único cabo.

O diferencial da série NDS-970HD é que o fabricante fornece um kit de ferramentas para tratamento dos sinais de áudio. Utilizando o conector HDMI-ARC e conexões ópticas, o sinal de TV pode ser redistribuído para toda a rede. No transmissor (TX), um par de conectores RCA permite extrair o sinal de áudio de uma fonte HDMI e levá-lo a uma segunda sala.

Recentemente, a Absolute lançou também o rack RM4, especialmente desenhado para os extensores NDS (um rack comporta até 4 módulos de extensão). Para mais detalhes sobre funcionamento e instalação dos kits NDS,  este é o link.