INTELIGÊNCIA ARTIFICAL E O MERCADO BRASILEIRO DE PRO AV


3 de julho de 2017

Do Decision Report*A Inteligência Artificial já é uma realidade no mundo e ela vem, cada vez mais, transformando as nossas vidas, tanto profissionalmente, quanto no âmbito pessoal. E é justamente por isso que hoje ela já representa uma indústria de US$ 15 bilhões, com expectativa de crescimento acima dos US$ 70 bilhões até 2020. O assunto é tão relevante que a Zendesk promoveu um debate em São Paulo para entender como a IA pode transformar o mercado.

Adrian McDermott, Presidente de Produto da Zendesk e referência em IA, teve a oportunidade de falar um pouco sobre a transformação digital e o papel da Inteligência Artificial no relacionamento entre empresas e clientes. “Estamos passando por uma revolução. A Inteligência Artificial terá uma presença cada vez maior em nossas vidas e em todos os tipos de situação, e claramente irá dominar todas as experiências digitais”, afirma.

E há um motivo para Adrian usar a palavra “revolução” quando fala do assunto: até 2020 é esperado que 45% dos empregos possam ser automatizados. Porém, isso não significa que seremos substituídos por máquinas, mas, pelo contrário, elas serão responsáveis pela otimização do trabalho do homem. “Graças ao Big Data, as máquinas são capazes de processar e armazenar inimagináveis quantidades de informação. E elas podem analisar padrões em quantidades e velocidades tão grandes, que são capazes de derrotar um mestre do xadrez. E nós podemos utilizar essa capacidade para o nosso benefício diariamente, em nossas vidas profissionais e pessoais”, contou o Presidente de Produto da Zendesk.

Ou seja, as máquinas não serão responsáveis por acabar com o nosso trabalho, mas elas definitivamente irão mudar a natureza dele. Cabe ao homem saber utilizar os recursos disponíveis e deixar os trabalhos e processos mais maçantes e repetitivos para o computador e, assim, conseguir ter mais tempo para trazer ideias inovadoras, cuidar de tarefas que exijam a criatividade ou até resolver questões mais complexas, que realmente demandam a interação interpessoal, o que irá, certamente, otimizar o seu trabalho.
Dentro do espectro do atendimento ao cliente, Adrian acredita que a Inteligência Artificial pode ser decisiva para levar o setor a outro patamar. “Inteligência Artificial, machine learning e Bots podem deixar os agentes mais preparados. Eles podem proporcionar experiências com menos atrito; mais poderosas e úteis”, contou Adrian. “O relacionamento com o cliente deve ser sobre construir lealdade, e lealdade vem com confiança, boas experiências e um bom produto”, completa o executivo.

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