PROJETO VISA IMPLANTAR REDES DE 100Gb NAS EMPRESAS BRASILEIRAS


26 de junho de 2017

A Associação Brasileira de Internet (Abranet) anunciou na semana passada o plano “Brasil Conectado a 100 Gigabits”, em parceria com as empresas Juniper e Wztech. O objetivo é oferecer às empresas condições e preços especiais a empresas brasileiras na aquisição de equipamentos de 100Gb, para alavancar a qualidade das redes.

Segundo o presidente da Abranet, Eduardo Parajo, hoje a maioria dos provedores trabalha com conexões de 10Gb. “O passo mais natural seria migrar para conexões de 40Gb, mas a relação custo-benefício, no médio prazo, é superior com os equipamentos de 100Gb”, ressalta. “Apostamos nessa parceria para promover um salto tecnológico entre os provedores”.

Parajo lembra que os provedores estão investindo cada vez mais em backbones para atender o aumento da demanda por banda larga. “Há uma necessidade premente de fluidez ao volume de dados cada vez maior que trafega pela internet”, afirma. Além disso, com 100Gb, os provedores poderão começar a oferecer e explorar serviços que hoje os usuários de internet não têm, como manager service e IPTV de qualidade.

A Abranet também estuda saídas para aliviar outros gargalos do setor, como a questão dos meios de pagamento dos serviços de internet, que geram custos significativos e muita burocracia aos provedores. “Acabamos de fechar uma parceria com a PagSeguro com taxas reduzidas e condições melhores aos nossos associados”, conta Parajo.

O setor de redes no Brasil conta hoje com mais de 100 mil empresas, abrangendo os segmentos de acesso, conectividade, serviços de TI, aplicativos e produção de conteúdo. Em 2016, o faturamento delas foi de cerca de R$ 139 bilhões, o que representa cerca de 2% do PIB nacional. Em 2015, essa receita correspondeu a 1,51% do faturamento total das empresas brasileiras.

Fonte: Computer World