DESENVOLVIMENTO MULTIMÍDIA IMPULSIONA SETOR AUDIOVISUAL


4 de maio de 2017

Por Victor Alarcón*Em uma era de interconexão de equipamentos, especialmente com o crescimento da Internet das Coisas (IoT), a qualidade dos dispositivos multimídia também aumenta. A conectividade está em todo lugar, e até mesmo reuniões informais são apoiadas por TVs, computadores, celulares ou projetores.

Com um simples monitor interativo, é possível aumentar a colaboração, seja entre salas em um escritório ou em cidades, estados e até mesmo países diferentes. Hoje, mais de 80% das corporações utilizam ambientes Huddle Room – que são conectados, mas comportam menos pessoas – para fazer reuniões. “Antes tínhamos até 20 pessoas em um mesmo ambiente, mas hoje podemos diminuir esse número e ao mesmo tempo expandir as informações e a transmissão, aumentando o alcance e o número de participantes”, diz Danillo Bomfim, executivo de vendas da Dealer Tech, empresa especializada em produtos e equipamentos audiovisuais e expositora na TecnoMultimídia InfoComm.

Quando falamos em vídeo, o HDMI ainda reina absoluto, mas isso deve mudar em breve. Isso porque o HDBaseT possui um padrão para conexões residenciais e profissionais, além de maior alcance e melhor desempenho para áudio e vídeo de alta definição e faixas de áudio.

O uso de áudio e vídeo sobre IP também avança. Para Sandra Welfeld, gerente de comunicações da Aliança HDBaseT, que reúne os principais fabricantes, um dos tópicos em alta é a convergência do audiovisual com a conexão IP, que traz um custo menor e não perde os benefícios dos dois mundos.

Com a retomada do crescimento do mercado brasileiro, as empresas estão fazendo investimentos para que as tecnologias AV no Brasil cresçam ainda mais. “No Brasil, a aceitação de novas tecnologias ainda é muito influenciada pelo preço, mas as iniciativas existentes por aqui buscam que os profissionais tenham um nível de qualidade que não seja afetado com essa questão”, pontua Roberto Saidon, responsável pela difusão e conscientização da tecnologia HDBaseT para a América Latina.

Para apresentar as novidades e aplicações, além de discutir o desenvolvimento do mercado, a TecnoMultimídia InfoComm Brasil reunirá entre 23 e 25 de Maio empresas de áudio, vídeo e iluminação; gerentes e proprietários de grandes instalações; organizadores de eventos; comunicações e relações públicas; engenheiros elétricos e de som; e designers de áudio e vídeo. Uma oportunidade para aprender novas técnicas e as possibilidades e aplicações dessas tecnologias.

*Gerente de Projetos da TecnoMultimídia InfoComm