MUSEU DA FIFA EXPLORA NOVA GERAÇÃO DE DISPLAYS LED


27 de março de 2017

Case Especial*        Jogos de futebol são assistidos por cerca de 3,5 bilhões de pessoas pelo mundo afora. E esse é um aspecto que não passa despercebido pelos administradores do Museu do Futebol da Fifa, em Zurique. Ali, há atrações não apenas para os visitantes, mas também para quem estiver no Sportsbar 1904, um dos pontos de encontro junto ao Museu. Três displays, com 3m de largura x 2m de altura cada um, encomendados à fabricante americana SiliconCore, podem exibir até 16 eventos simultâneos, num dos projetos audiovisuais mais avançados dos últimos anos.

Nossa reportagem esteve no local para conferir de perto a linha de displays LED Lavender, instalados pela integradora suíça AVS Systeme AG. Um de seus diferenciais é o incrível pixel pitch (distância entre os displays): apenas 1,2mm, o que é fantástico para aparelhos com resolução de 2.400 x 1.350 pixels. É o menor pitch do mundo atualmente.

O equipamento foi solicitado para exibir uma complexa variedade de conteúdos, inclusive a transmissão simultânea, em tempo real, de 16 partidas, por streaming. O espaço pode mostrar também imagens promocionais dos patrocinadores da Fifa, além de ser adaptado para conferências e apresentações especiais, de acordo com o calendário da entidade.

O sistema de gerenciamento técnico é centralizado, ou seja, os conteúdos podem ser atualizados a qualquer momento pelos operadores no próprio prédio. O objetivo é que outros conteúdos sejam inseridos na rede local toda vez que isso for demandado pelo departamento comercial, atendendo a solicitações dos patrocinadores. Os administradores não queriam ter problemas com nenhum deles, nesse sentido.

Segundo Laila Jensen, vice-presidente da SiliconCore, o espaço do Sportsbar é extremamente valorizado pela Fifa, e um dos motivos de a empresa ter vencido a concorrência foi justamente garantir essa flexibilidade para agendamento e atualização de conteúdos. “Além disso, ninguém possui um sistema com o nosso pixel pitch”, diz ela. “Os displays puderam ser montados a 20cm da parede, e isso significou uma enorme otimização do espaço no bar. Com isso, os administradores podem criar novas fontes de receita no local”.

Outra preocupação dos projetistas foi com a boa visibilidade dos displays para todos os ocupantes do bar. “Alguns assentos ficam a menos de 1m das telas, e conseguimos um ângulo de visão da ordem de 160°”, garante Laila.

A tecnologia de displays da SiliconCore é chamada Common Cathode, com nível extremamente baixo de dissipação de energia e geração de calor, dispensando o uso de ventiladores. Segundo a empresa, não há risco de superaquecimento mesmo com os displays próximos à parede. A operação é silenciosa e confortável para os espectadores. Outra vantagem ressaltada pelo fabricante: o equipamento tem vida útil estimada em 100 mil horas, com um mínimo de manutenção.

 

*Reportagem publicada pelo site Commercial Integrator © Clique aqui para ler o original na íntegra.