YAMAHA LANÇA ATUALIZAÇÃO PARA PROCESSADORES DE ÁUDIO AO VIVO


21 de fevereiro de 2017

Por Orlando Barrozo, de AmsterdãAlém de equipamentos para uso corporativo, a ISE 2017 trouxe também novidades em áudio profissional, especificamente para músicos e engenheiros de som. Foi o caso da Yamaha, que aproveitou o evento para demonstrar a nova atualização de software para as conhecidas séries MTX e MRX de processadores. Ambas  agora incluem a função de mixer automático Dan Dugan, desenvolvida para salas de conferência e eventos ao vivo.

Dan Dugan é o nome do engenheiro americano que patenteou um dos sistemas de processamento mais usados no meio profissional. Sua empresa (dandugan.com) licencia softwares para diversos fabricantes. No caso da Yamaha, a mixagem automática aumenta o ganho dos microfones que estão recebendo sinal, e diminui onde não há sinal sendo captado, ajustando em tempo real cada uma das entradas. Isso dispensa o uso de recursos como fader quando vários microfones são ativados ao mesmo tempo (no caso de uma conferência, por exemplo). Além disso, amplia o controle sobre o feedback.

Segundo Marc Lopez, diretor de marketing da Yamaha, a inovação responde a solicitações de usuários pelo mundo afora. “Nessas novas versões, conseguimos uma boa redução na carga de trabalho dos sistemas de áudio, em salas de conferência e apresentação”, explica. No modelo MTX3, pode-se trabalhar com até quatro canais usando o mixer Dugan; já o MTX5-D permite até oito canais, que podem sem divididos para dois ambientes.

Outra inovação, diz Lopez, é que o número total de canais processados pode ir de 16 a 24, pré-definindo em quais deles será utilizada a mixagem automática. No modelo MRX7-D, a Yamaha acrescenta a função de cancelamento de eco.