INFOCOMM 2016 MOSTRA NOVA GERAÇÃO DE DISPLAYS DIGITAIS


10 de junho de 2016

infocomm_2016

A edição 2016 da InfoComm, encerrada nesta 6a. feira em Las Vegas, conseguiu surpreender boa parte dos visitantes com uma série de inovações, especialmente na área de displays. Com a propagação da tecnologia OLED, os fabricantes de LCD avançaram no desenvolvimento de novos paineis sem lâmpada, em tamanhos e formatos variados.

Um dos que mais chamaram atenção no Las Vegas Convention Center foi o Cledis, nova patente da Sony para displays large-venue que utiliza leds ultrafinos para preencher todos os pontos de luz na tela. O nome é uma abreviatura de Crystal LED Integrated Structure, idealizada como nova solução para videowalls em aplicações como eventos, sinalização digital e estádios. O painel exibido no estande da Sony media 9m70 x 2m70, numa combinação de 144 displays em resolução 8X x 2K.

Enquanto a LG exibia seus novos displays OLED dual-view, que permitem visualizar imagens dos dois lados, a Samsung apostou nos LCD da série OHF, para digital signage, cujo diferencial está na capacidade de funcionar até em condições extremas de umidade e temperatura. Em seu estande, a empresa demonstrou o produto imerson na água, sofrendo choques de objetos pesados e vibrações variadas, sem afetar a qualidade da imagem.

Ainda na área de displays comerciais, a americana Planar destacou sua linha de módulos transparentes (um deles com 6m de altura), enquanto a japonesa Sharp trouxe a Las Vegas sua linha de LCDs 4K com até 120 polegadas.

No campo dos projetores, destaque para os modelos com unidade óptica a laser, em praticamente todos os segmentos. A Panasonic ampliou expressivamente sua oferta, agora com a linha Solid Shine (4K de altíssimo brilho para grandes espaços), enquanto Sony, Epson e BenQ atuam no segmento large-venue como no de portáteis.

Trazendo como marca o fato de serem produzidos originalmente no Japão, os projetores da Casio – especialmente das novas linhas Core e Advanced, alguns já exibidos na TecnoMultimedia InfoComm Brasil, em maio – confirmaram a aposta da empresa na categoria lampfree. Por sua vez, a americana Christie – uma das líderes no segmento de cinemas digitais – aproveitou a InfoComm 2016 para reapresentar sua linha laser e, ao mesmo tempo, demonstrar a suíte Mystique. Trata-se de uma nova série de soluções para estádios, arenas e parques, que envolve equipamentos, projeto, instalação e operação.

Já no setor de controles e distribuição de sinal, a disputa é cada vez mais empolgante. A israelense Kramer demonstrou para os profissionais americanos a plataforma Kramer Control, baseada em nuvem e análise de dados para ambientes Pro AV. Segundo a empresa, o usuário pode navegar por todas as salas de um edifício controlando cada um dos sistemas instalados, incluindo segurança, HVAC, luzes, videoconferência etc.

Na mesma linha, a Crestron demonstrou as atualizações das plataformas DigitalMedia e Fusion, que permite o uso de qualquer aparelho para gerenciar os ambientes pela nuvem, incluindo fluxo de vídeo 4K e sinal de energia (via HDBaseT).

Outra área em que as inovações não param de chegar é a de áudio profissional. A japonesa TOA – distribuída no Brasil pela Discabos – trouxe a Las Vegas sua nova linha de mixers com amplificação digital, direcionados ao segmento de varejo (som ambiente para lojas, por exemplo). Esses aparelhos podem ser especificados tanto em pequenos espaços quanto em áreas multizona, onde se trabalha com potências mais altas.

De seu lado, o grupo Harman – além de dedicar bom espaço em seu estande às soluções de automação da AMX – apresentou a nova linha de caixas acústicas JBL Pro, do tipo all-weather. São caixas full-range para cobertura de som em 360 graus, inclusive com montagem no chão, em espaços como parques, arenas, cassinos, hotéis etc.

Nas próximas semanas, mostraremos aqui, com mais detalhes, esses e outros lançamentos da InfoComm 2016.