Apple e Cisco se unem no segmento corporativo


5 de outubro de 2015

cisco_appleUma inédita parceria entre a Apple e a Cisco foi anunciada pelas duas empresas, tendo como foco o mercado de soluções corporativas. O acordo prevê maior integração entre os dispositivos móveis da Apple e as redes de comunicação instaladas pela Cisco, que é hoje uma das maiores fornecedoras internacionais desse tipo de rede.

As duas empresas informaram que as negociações levaram dez meses. “Queremos contribuir para o atual processo de transformação dos espaços de trabalho”, comentou Tim Cook, CEO da Apple, que no ano passado já tinha feito acordo semelhante com a IBM. Na verdade, a parceria com a Cisco faz parte da estratégia global da Apple, que vem ampliando seus negócios no segmento corporativo (veja aqui). Já para a Cisco, que em julho trocou o CEO John Chambers por Chuck Robbins, significa uma “nova leva de parcerias”, conforme comentário de Chambers.

O ponto-chave do acordo é facilitar o uso de iPads e iPhones nos ambientes corporativos, aumentando a produtividade dos funcionários. Atualmente, a maioria das redes internas é baseada no sistema Windows, que não tem a mesma eficiência quando se trata de comunicação móvel. Apple e Cisco prometem criar uma “via rápida” (fast lane), priorizando as redes sem fio e eliminando os travamentos no uso de aplicativos.

Famosa por seus roteadores e soluções para redes, a Cisco fornece produtos como WebEx, uma plataforma para reuniões virtuais que está entre as mais usadas do mundo. O mercado de tecnologia corporativa é estimado hoje em cerca de US$ 2 trilhões

FONTE: The Wall Street Journal