Sem aviso, operadora insere anúncios em redes WiFi


4 de setembro de 2015

A AT&T, uma das maiores operadoras de telecom do planeta, confirmou nesta quarta-feira que seus técnicos conseguiram interceptar anúncios publicitários, inseridos em sua rede WiFi. As inserções foram identificadas primeiro no aeroporto Dulles, de Washington, mas em poucos minutos os anúncios podiam ser vistos em diversas redes de empresas, universidades, do jornal The Wall Street Journal e até da FCC, agência reguladora de telecomunicações do país.

Jonathan Mayer, ativista do setor de segurança digital, foi quem levantou a suspeita, confirmada pouco depois pela AT&T. “Até na rede interna da Universidade Stanford encontramos anúncios de pé de página com produtos de moda”, contou ele. Segundo Mayer, a operadora sabia do problema e usava os anúncios para captar receitas. O gerenciamento é feito por uma empresa da Califórnia, chamada RaGaPa. “Além de desonesta, essa prática é um perigo para os usuários, cujos navegadores às vezes travam com esse tipo de mensagem”, diz Mayer.

A explicação oficial da AT&T é que se trata de uma série de testes, realizados em alguns hot spots. A operadora não cobra pelo serviço WiFi e vê na publicidade uma forma de cobrir seus custos. “Estamos sempre buscando combinar a experiência do usuário com os custos de manter um serviço gratuito”, diz comunicado da empresa.

Já a RaGaPa confirmou os testes e informou que o administrador de cada hot spot é autorizado a enviar mensagens pela rede WiFi. A empresa citou o conceito de data analytics para acrescentar que a inserção de anúncios é útil para entender o comportamento dos usuários e direcionar melhor os serviços.

Para Mayer, o problema é que nada disso é comunicado previamente ao usuário. “Nem os termos de uso que ele é obrigado a assinar fazem qualquer menção”, diz o ativista, que pediu à FCC para impedir a prática. A Agência reguladora informou que está estudando medidas regulatórias para o uso de banda larga, previstas para serem anunciadas até o final do ano.
Fonte: Mediapost