Mercado de educação usa cada vez mais a tecnologia


13 de julho de 2015

sala

Por Jessica Kennedy

Para quem trabalha com educação e tecnologia, a edição 2015 da InfoComm foi um prato cheio. Foram inúmeros lançamentos no setor, alguns dos quais comentamos abaixo. É importante ressaltar que o uso da tecnologia e de novas ferramentas educacionais está em franca expansão. Nota-se um interesse crescente por telas grandes e interativas, inclusive para exibição de conteúdos em 4K, e pelos controles mais fáceis. “Essa é a principal tendência nas escolas”, disse Mark Valenti, presidente do Sextant, grupo de empresas que fornece soluções para o segmento, em um seminário durante a InfoComm. “As salas de aula hoje são completamente diferentes do que eram vinte anos atrás”, acrescentou. “Estamos diante de um novo paradigma. O uso da tecnologia representa mais engajamento, tanto no ensino convencional como a distância. O aprendizado hoje está nas mãos do estudante, e não mais do professor. Estamos conseguindo melhorar a performance do estudante e, ao mesmo tempo, reduzir os custos do aprendizado.”

Entre as empresas que mais nos chamaram a atenção durante a InfoComm 2015, a Biamp Systems demonstrou uma solução móvel chamada Oreno, que facilita ao usuário manipular diferentes recursos numa sala aula ou de conferência. Segundo a empresa, utilizando um navegador o professor ou instrutor pode monitorar várias salas ao mesmo tempo, verificando que tipo de conteúdo e de equipamento está sendo usado em cada uma.

Outra empresa respeitada no setor, a Wolfvision trouxe à InfoComm a plataforma multimídia chamada Cynap, na qual os usuários podem compartilhar conteúdos de até quatro aparelhos simultaneamente. O material pode ser armazenado até mesmo num pen-drive, gravado e copiado num servidor, ou ser transmitido (via streaming) a uma rede remota. Ao compartilhar conteúdos, o estudante pode adicionar comentários em tempo real, incluindo narração (voiceover).

Por sua vez, a Kramer aproveitou o evento para mostrar a solução chamada Collaborative Classroom, que utiliza a já conhecida plataforma VIA em combinação com o K-Touch 3.0, baseado em nuvem, e distribuição de sinal via redes HDMI ou HdBaseT. O software permite que os alunos compartilhem conteúdos de seus laptops, tablets ou smartphones num display de uso comum, com o professor controlando as atividades via Android ou iOS. Clique neste vídeo para ver como funciona.

Também foi destaque na InfoComm a grande quantidade de displays interativos, cujo funcionamento é idealizado para aplicações educacionais. A NEC, por exemplo, mostrou projetores que exibem imagens em superfícies de vários tamanhos, de um whiteboard convencional até uma imensa tela de 5m de largura. Nas demonstrações, vimos ficou fácil exibir conteúdos pré-gravados para grandes plateias, inclusive com a possibilidade de escrever e desenhar sobre as imagens em tempo real.

A expansão da era educacional atrai também as empresas de automação, como a AMX, que demonstrou um novo painel de parede com tela touch: os usuários podem agendar atividades simplesmente passando os dedos sobre o painel, que se comunica com a rede toda. Também é possível acessar a internet pelo display e até fazer streaming de vídeo.

Este artigo foi publicado originalmente no site Commercial Integrator. Para ler o original na íntegra, clique aqui.